Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Polifeira lança minidocumentários sobre produção de ovos com galinhas livres

Episódios retratam a produção de ovos a partir de uma metodologia inovadora: a criação de galinhas livre de gaiolas



Produtor José Sidney, responsável pela Quinta do Gama, é um dos entrevistados

Desde o dia 20 de outubro, o canal da PoliFeira do Agricultor no YouTube está lançando uma série de documentários que retratam a produção de ovos a partir de uma metodologia inovadora: a criação de galinhas livre de gaiolas com acesso a piquetes. Com a presença de sete produtores, técnicos, professores, bolsistas e comerciantes, os documentários pretendem mostrar o cotidiano, dificuldades e diferenciais da produção.

Serão ao todo oito episódios, lançados nas próximas duas semanas, às segundas, quartas e sextas-feiras. Os documentários, além do caráter técnico, também possibilitam que os produtores contem sua história pessoal, sua relação com a vida rural e diferenciais que utilizam na produção de alimentos, na busca da valorização da agricultura familiar. Do mesmo modo, traçam reflexões sobre os desafios de um sistema agroalimentar onde a produção tenha origem mais próxima aos consumidores, religando produção e consumo, por meio de canais de mercado comprometidos com o mesmo fim.

O primeiro episódio, guiado pela narração de Cristiano Dotto, técnico coordenador do projeto, conta a história do projeto e os principais envolvidos em sua execução. O episódio também inclui o relato de técnicos e bolsistas do Entreposto do Colégio Politécnico sobre o cotidiano de inspeção dos ovos, além de uma fala do reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, que comenta a importância do projeto como uma ação de extensão da universidade que auxilia as cadeias de produção de alimentos e fortalece os pequenos produtores

O projeto “Produção de Ovos na Região Central” está em seu primeiro ano e conta com sete produtores, dois também feirantes da PoliFeira. São eles: Jusane Turri (Boutique da Colônia), José Sidney (Quinta do Gama), Adolfo Bier (Vó Naná), Zeno Silva (Sítio Olho D’Água), Gustavo Zanon (Granja Dom Gentil), José Tadeu (Granja N’Ovo) e Jorge Vizzoto (Ovos do Sítio – Granja Pretzel & Vizzotto). A seguir, a ordem de publicação dos documentários:

20/10 – Episódio 01: Como começou.

22/10 – Episódio 02: Vó Naná

25/10 – Episódio 03: Boutique da Colônia

27/10 – Episódio 04: Granja Dom Gentil

29/10 – Episódio 05: Granja N’Ovo

01/11 – Episódio 06: Sítio Olho D’Água

03/11 – Episódio 07: Ovos do Sítio – Granja Pretzel & Vizzotto

05/11 – Episódio 08: Quinta do Gama

Neste link é possível acessar a playlist na plataforma YouTube.

As gravações aconteceram entre os meses de julho e setembro de 2021 pela equipe de comunicação da PoliFeira e do Projeto dos Ovos. Dentre as principais localidades visitadas estão sete propriedades avicultoras localizadas na região de Santa Maria, o Entreposto do Colégio Politécnico, a PoliFeira do Agricultor e os supermercados Royal e Bella Vista, em Santa Maria.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57022

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes