Professora Giane Vargas será a patronesse do Mês da Consciência Negra da UFSM

Docente da UFSM e da Unipampa participou da criação e da revitalização do Museu Treze de Maio

Anualmente, durante o mês de novembro, a UFSM realiza o Mês da Consciência Negra, iniciativa na qual se integram diversos coletivos, associações, grupos de estudo e comunidade acadêmica. Desde 2018, a universidade homenageia um patrono ou uma patronesse neste mês, em reconhecimento à sua trajetória na instituição, cidade e comunidade negra. Já tendo homenageado nomes de grande relevância como as professoras Maria Rita Py Dutra e Sandra de Deus e o ator Flávio Bauraqui, neste ano a escolhida para a condecoração é a professora Giane da Silva Vargas. Promovida pelo Observatório de Direitos Humanos da UFSM, a cerimônia de homenagem ocorre na próxima sexta-feira (5), às 19h, com transmissão pelo canal no Youtube da Pró-Reitoria de Extensão. Durante o evento, haverá também a apresentação musical Vozes Negras.

A homenageada é professora adjunta do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus de Jaguarão. Doutora em Comunicação e mestra em Patrimônio Cultural pela UFSM, Giane possui uma longa trajetória com o movimento negro de Santa Maria. Ela é responsável pelo projeto museológico de criação e revitalização do Museu Treze de Maio, o primeiro dedicado à cultura afro-brasileira do Rio Grande do Sul, do qual atuou como diretora técnica no período de 2003 a 2012. Giane também é professora voluntária na UFSM, lecionando na Especialização em Estudos de Gênero.