Encontro Educom Mão na Mídia: Práxis de Resistências e Transformação será realizado em dezembro

Promoção é do Programa de Extensão Mão na Mídia: Educomunicação e Cidadania, da UFSM-FW

A 1ª edição do Encontro Educom Mão na Mídia: Práxis de Resistências e Transformação será realizada de 1º a 3 de dezembro, numa promoção do Programa de Extensão Mão na Mídia: Educomunicação e Cidadania, da UFSM Campus Frederico Westphalen, com a chancela da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

São diversos os fenômenos contemporâneos que perpassam as complexidades dos impactos da relação da humanidade com a tecnologia: inverdades, ondas de desinformações e notícias falsas; a desigualdade no acesso a essas tecnologias; a centralidade dos meios de comunicação; os desafios da educação em ambientes virtuais, entre outros. Debater sobre os caminhos que a educação e a comunicação estão trilhando neste contexto de popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação Digitais (TICDs) na atualidade é fundamental para estruturar o pensar e o agir, em uma práxis, envolvendo resistências e transformações sociais.

É neste cenário que estudantes colegiais, universitários, pesquisadores e profissionais de Educação e de Comunicação; professores de instituições de ensino básico, fundamental, médio e superior; pesquisadores comunicólogos; e outros coletivos poderão participar do encontro, que propõe pensar a educomunicação como um importante espaço de resistência a processos de exclusão, objetivando a construção do protagonismo cidadão em direção ao bem-viver coletivo. Também é intenção contribuir com a Agenda 2030, especialmente em seu objetivo ODS 4 – Educação de Qualidade.

Mais informações, programação e inscrição estão disponíveis no site do evento.