Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS realiza palestra na UFSM Palmeira das Missões

A palestra ocorreu na última quinta-feira (28) no auditório do Campus de Palmeira das Missões

Na última quinta-feira (28), o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum, ministrou, no Auditório da UFSM Palmeira das Missões, a palestra “Incentivos do Governo do Estado a empresas e novas indústrias”. O evento foi realizado em uma parceria conjunta entre o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Rio da Várzea, UFSM-PM e a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), e fez parte da programação geral das comemorações dos 15 anos da UFSM-PM.

O objetivo da palestra foi destacar a retomada socioeconômica do Rio Grande do Sul durante o período pandêmico. Também foram apresentadas as iniciativas para modernização de alguns serviços que o governo presta, com enfoque no desenvolvimento econômico. O professor e um dos organizadores do evento, Nelson Guilherme Machado Pinto, constatou que esses serviços, em geral, trataram da desburocratização, principalmente para abrir uma empresa e para adquirir uma série de benefícios fiscais. “Tratamos da questão da gestão fiscal responsável, que seria os municípios não gastarem mais do que arrecadam”, afirma o professor, o qual ainda explica que a vinda do secretário parte da ideia que a universidade, junto com o Corede e com auxílio da Amzop, “vem tentar trazer para a região uma espécie de polo, ou parque tecnológico”.

Partindo da mesma proposta, o Secretário de Desenvolvimento Econômico também destacou a interação entre os centros UFSM-PM, Amzop e Corede. “A educação é fundamental. O que o cérebro não conhece as mãos não transformam. Por isso, é importante termos a universidade, a Escola Técnica Estadual, o Sistema S (conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional) ajudando e qualificando a mão de obra, para que estejam preparados para trabalhar na região”.

De acordo com os organizadores, além da comemoração dos 15 anos da UFSM-PM, a palestra é uma articulação para fortalecer e demonstrar nesses anos de trajetória o quanto o campus trabalhou para o desenvolvimento regional.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões