Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores do Departamento de Estatística da UFSM ganham prêmio em evento internacional

O trabalho da UFSM foi considerado o segundo melhor pôster na 3rd Conference on Statistics and Data Science.



O resumo expandido “Um novo modelo baseado em observações para a mediana condicional de séries temporais duplamente limitadas” (A novel observation-driven model for the conditional median of double-bounded time series) foi reconhecido com a segunda colocação no prêmio de melhor pôster em estatística e ciência dos dados, concedido pela comissão científica da 3rd Conference on Statistics and Data Science (CSDS 2021). O trabalho é de autoria dos professores Renata Rojas Guerra e Fernando Peña-Ramírez, ambos do Departamento de Estatística da UFSM.

O CSDS 2021 é um evento internacional organizado em colaboração com o Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia e tem por objetivo reunir pesquisadores e professores da academia e da indústria. O foco do evento é em profissionais que atuam no desenvolvimento e aplicação de métodos estatísticos e computacionais na área da ciência de dados em diferentes instituições nacionais e internacionais. O evento está em sua terceira edição e ocorreu entre 28 e 30 de outubro, com transmissão via Youtube.

Os professores Fernando e Renata atuam no Departamento de Estatística desde 2017 e suas pesquisas envolvem tópicos relacionados a análise de sobrevivência e confiabilidade, teoria de distribuições e modelos para dados unitários. O trabalho premiado consiste na proposta de um novo modelo de séries temporais da classe autorregressiva escore generalizada (GAS, do inglês generalized autoregressive score) com aplicabilidade em variáveis aleatórias contínuas que assumem valores no intervalo unitário. Maiores informações podem ser obtidas através do pôster e do vídeo de apresentação do trabalho.

O vídeo de apresentação foi postado no canal dos projetos de ensino e extensão Stat UFSM no Youtube, que possui ações diretamente ligadas ao projeto de ensino denominado “Uso de redes sociais, conteúdo visual e audiovisual online como ferramenta de interação e interatividade no ensino na estatística”, coordenado pela professora Laís Helen Loose e contemplado com recursos do Fundo de Incentivo ao Ensino (Fien) da UFSM. As redes sociais do projeto também contribuíram com a divulgação do prêmio.

Texto: equipe dos projetos de ensino e extensão Stat UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57155

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes