Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Biblioteca Central da UFSM inaugura nesta quarta-feira a Sala de Desenho Acessível

A inauguração da sala, que estará disponível para toda a comunidade, inicia-se às 15h, com transmissão via Youtube



Entre os recursos disponibilizados, a sala conta com mobiliário adaptado para pessoas obesas ou em cadeira de rodas. Foto: Fernando Leipnitz

A UFSM vai disponibilizar à comunidade mais um espaço dedicado à acessibilidade. A Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, situada no campus sede, vai inaugurar nesta quarta-feira (17), às 15h, a Sala de Desenho Acessível. Em razão do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a solenidade será presencial para convidados, mas terá transmissão pelo canal da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no Youtube.

A Sala de Desenho Acessível estará à disposição da comunidade interna e externa da UFSM, mediante agendamento, pelo e-mail atendimento.sib@ufsm.br. Localizada no térreo da Biblioteca Central, a sala disponibiliza recursos que favorecem a informação e a cultura, principalmente para pessoas com necessidades educacionais específicas.

O espaço é composto por mesas de estudo e estações de trabalho acessíveis, com mobiliário adaptado para pessoas obesas ou em cadeira de rodas. A sala possui lupas eletrônicas (para ampliação de páginas impressas na tela) e computadores equipados com leitores de tela (softwares assistivos que transformam em áudio o conteúdo de sites e documentos eletrônicos). Conta também com acervo em braille de mais de 200 obras, contemplando livros da literatura nacional e estrangeira, além de biografias, atlas, obras de filosofia, infantis e também sobre música e culinária.

Além da Biblioteca Central, estão envolvidos neste projeto institucional a Prograd e o Núcleo de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM. O objetivo principal da Sala de Desenho Acessível é aproximar a comunidade da discussão sobre a universalidade do acesso à informação. Em um mesmo local, ações afirmativas buscarão a diminuição das barreiras arquitetônicas e atitudinais entre as pessoas, promovendo o respeito à diversidade e às múltiplas realidades. O projeto visa a atender a legislação vigente e apoiar a universidade nas questões de acessibilidade, destacando seu papel inclusivo junto à sociedade.

O espaço também poderá ser reservado para eventos relacionados à capacitação e conscientização social sobre a temática da inclusão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220-8651 e pelo e-mail atendimento.sib@ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57199

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes