36ª JAI condecora os Professores Destaque 2021 da UFSM

Premiação é concedida aos professores responsáveis pelos projetos mais bem avaliados nos editais do Fien e do Prolicen

Pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, destacou a importância do Fien e do Prolicen

Na quarta-feira (24), terceiro dia da 36ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, ocorreu a solenidade de premiação dos Professores Destaque 2021 da Instituição. A condecoração é concedida aos professores responsáveis pelos projetos mais bem avaliados nos editais do Fundo de Incentivo ao Ensino (Fien) e do Programa de Licenciaturas (Prolicen).

Na abertura da solenidade, transmitida pelo YouTube, o professor Jerônimo Tybusch, pró-reitor de Graduação, destacou que o Fien e o Prolicen tiveram, em suas duas últimas edições (2020 e 2021), temáticas muito importantes e especiais, que flertam com a questão do ensino híbrido, das metodologias ativas e com o uso de tecnologias educacionais em rede.

Foram homenageados os professores Vitor Crestani Calegaro, do Departamento de Neuropsiquiatria; Elena Maria Mallmann, do Departamento de Administração Escolar; Jaqueline Quincozes da Silva Kegler, do Departamento de Ciências da Comunicação; Jorge Luiz da Cunha, do Departamento de Fundamentos da Educação; e Cadidja Coutinho, do Departamento de Metodologia do Ensino.

O professor Vitor Crestani Calegaro, do Departamento de Neuropsiquiatria, recebeu o prêmio Destaque Ensino pelo projeto “Promoção da saúde mental: interface entre saúde e educação com foco na resiliência”, vinculado ao Fien. O homenageado disse que o prêmio vem como um grande incentivo, devido a todos os desafios que os envolvidos no projeto passaram e ainda estão passando, decorrente do desafio que é continuar o processo de ensino-aprendizagem no home office, e todas as outras coisas que se inseriram nesse processo. O professor afirmou que todo o esforço vale a pena. Atualmente, o projeto conta com mais de 220 inscritos, inclusive com 20 estrangeiros, da Universidade de Mar del Plata, da Argentina.

A docente Jaqueline Quincozes da Silva Kegler, do Departamento de Ciências da Comunicação, é professora do curso de Relações Públicas e foi homenageada pelo projeto “Assessoria de Comunicação: práxis em biossistema institucional conectado”, vinculado ao Fien, que integra comunicação e tecnologias da informação na criação de um simulador com o objetivo de qualificar o processo de aprendizagem e interatividade em relações públicas. A professora, em seu discurso de agradecimento, mencionou que o prêmio é uma brilhante estratégia comunicacional, pois dá visibilidade ao ensino, eixo em que se instala o princípio da ciência, pois é a sala de aula a porta de entrada para a pesquisa e a extensão, e agradeceu a todos os alunos envolvidos no projeto.

A homenageada Elena Maria Mallmann, do Departamento de Administração Escolar, foi premiada pelo projeto “Tecnologias Educacionais em Rede (TER) e Recursos Educacionais Abertos (REA) na Formação de Professores: acervo de materiais digitais do ADE”, vinculado ao Fien, o qual visa investir na formação de professores, fomentando a educação inovadora e transformadora da Universidade com o trabalho de pesquisa e extensão de excelência. A professora agradeceu a todos os envolvidos no projeto e frisou a importância do investimento na educação.

O professor Jorge Luiz da Cunha, do Departamento de Fundamentos da Educação, foi homenageado pelo projeto “Regionalidades do Sul: Protagonismo Biográfico e Narrativas de Vida no Universo Escolar e Acadêmico”, vinculado ao Prolicen. O professor agradeceu à Universidade pela nomeação ao prêmio e declarou o orgulho e a felicidade de fazer o que se gosta. Finalizou sua fala afirmando que o papel da Universidade é promover ações que devem vir do conhecimento, da comunidade e da diversidade, pois tais elementos se fazem presentes dentro do conceito de Universidade.

A homenageada Cadidja Coutinho, do Departamento de Metodologia do Ensino, foi premiada pelo projeto “‘Ciência é Pod’: O Podcast como possibilidade pedagógica para o letramento científico na educação básica”, vinculado ao Prolicen. A professora refere que o projeto intenciona a ideia de fortalecimento da divulgação científica, utilizando ferramentas que atraem e chamam atenção dos jovens e crianças, sendo também uma forma de combater o negacionismo da ciência. A professora disse se sentir muito grata e feliz por poder receber essa homenagem, e que o prêmio é também para os estudantes e professores dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas que fazem parte do projeto.

O evento foi finalizado com a fala do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, que reiterou a importância do ensino, da pesquisa e da extensão. “A Universidade acontece na sua essência e, de fato, o ensino, a pesquisa e a extensão para além da retórica, equilibrados em um processo que a Universidade vem construindo há anos, tentando de toda forma equalizar os pilares que a sustentam. O ensino, a pesquisa, a extensão e a JAI vêm a cada ano se consolidando de forma mais consistente e de forma mais objetiva”, afirmou.

Texto: Mariana Souza, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista