Pesquisadores da UFSM vão coordenar no Paraguai projeto global de produtividade agrícola

O projeto Global Yield Gap Atlas (Gyga) foi apresentado para autoridades paraguaias na semana passada

A Equipe FieldCrops esteve no Paraguai de 22 a 26 de novembro

A Equipe FieldCrops realizou uma missão no Paraguai com objetivo de apresentar o projeto Global Yield Gap Atlas (Gyga) para representantes do governo e do setor produtivo do Paraguai, incluindo os ministérios da Agricultura e Aeronáutica, Universidad Nacional de Asunsión (UNA) e empresas do setor agrícola. A viagem ocorreu no período de 22 a 26 de novembro, liderada pelo professor Alencar Junior Zanon, coordenador da Equipe FieldCrops e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, junto com os alunos de pós-graduação da UFSM Eduardo Lago, Michel da Silva, Bruna Ribeiro, Alexandre Ferigolo e Kelin Bexaira, assim como de graduação em Agronomia: Álvaro Carnelosso, Marcos Dellanora, Renan Schneider e Victória Inkman.

A apresentação do projeto foi ministrada por Patrício Grassini, líder mundial do projeto Gyga e professor da Universidade de Nebraska-Lincoln (UNL), dos Estados Unidos. A seguir, os professores Juan Pablo Monzon, também da UNL, e Alencar Zanon participaram de um debate com docentes da UNA, representantes das empresas Copeco, Fepasidias, Nuetrosuelo, Agrotec e Agrihold e, por fim, com os ministérios da Agricultura e Aeronáutica, além da Dirección Nacional de Aeronáutica Civil e do Instituto Paraguayo de Tecnología Agraria.

De acordo com o professor Alencar Zanon, o primeiro passo para produzir alimentos de forma sustentável é através da estimativa do potencial de produtividade das culturas agrícolas e, nesse sentido, o projeto no Paraguai será um grande avanço na produção sustentável de alimentos. A professora da UNA Maria Soledad Armoa Baez, que é mestre em Engenharia Agrícola pela UFSM, foi a coordenadora do evento no Paraguai e destacou a importância da execução desse projeto para o desenvolvimento da agricultura no Paraguai. Já o professor Patrício Grassini relatou que o projeto Gyga está presente em mais de 70 países e que será muito importante agregar um país tão importante na produção de alimentos para o mundo como o Paraguai.

A UFSM terá um papel importante no processo, pois a Equipe FieldCrops vai coordenar o projeto Gyga no Paraguai. Esse projeto busca identificar lacunas de produtividade das culturas agrícolas e os fatores de manejo que estão causando as lacunas ao redor do mundo. Quanto à FieldCrops, trata-se de uma equipe multidisciplinar e multi-institucional, com foco na busca de soluções socialmente e ambientalmente sustentáveis que tragam aumento na renda do produtor de soja, arroz e milho, através de uma agricultura de sistemas, para as futuras gerações no campo.