Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário do Grupo Tramas da UFSM discutirá ações dos movimentos rurais na pandemia

Atividade será no dia 10 de dezembro, com transmissão pelo YouTube



O Grupo de Pesquisa Trabalho, Agricultura e Movimentos Sociais (Tramas), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais do CCSH e aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Extensão Rural da UFSM, promove o seminário “Levantamento das ações dos movimentos rurais na pandemia” no dia 10 de dezembro, às 9h, pelo canal do YouTube. A convidada, Camila Penna, doutora em Sociologia (UnB), mestre em Ciência Política (UnB) e bacharel em Relações Internacionais (PUC Minas), atua em pesquisas na área dos movimentos sociais, sociologia rural e políticas públicas.

A crise sanitária, política, social e econômica, fortalecida pela pandemia da Covid-19, tem trazido diversas preocupações no que se refere a temas como a democracia e desigualdades no Brasil. Em meio a esse cenário, os movimentos sociais rurais têm buscado alternativas para reestruturar sua agenda política, colocando em debate temas como a reforma agrária, os direitos previdenciários, garantia de direitos à alimentação da classe trabalhadora urbana e rural, combate aos agrotóxicos e segurança alimentar.

O Grupo de Pesquisa Tramas é um espaço de aglutinação de pesquisadores e estudantes e de construção de conhecimento coletivo. As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo se articulam em torno de uma perspectiva multidisciplinar nas Ciências Sociais, tendo como foco principal os estudos sobre os movimentos sociais, o sindicalismo e a representação política das classes sociais e dos grupos sociais subalternos; as relações de trabalho no mundo contemporâneo e a especificidade do trabalho rural; as mudanças no mundo rural e na agricultura com o estabelecimento de cadeias globais para os produtos agropecuários; as dinâmicas da agricultura familiar e/ou campesinato; gênero e geração no mundo rural e urbano.

Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57382

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes