Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM entrega obras do Restaurante Universitário I

o novo RU produzirá refeições para todos os restaurantes da Universidade em Santa Maria



A manhã de terça-feira (14), foi marcada por um evento muito aguardado pela comunidade acadêmica da UFSM: a entrega das obras do RU Campus I, localizado no Campus Sede. A conclusão do projeto, responsável por reformar, ampliar e modernizar todo o prédio número 31, era uma demanda antiga dos estudantes e promete otimizar a produção e a distribuição de alimentos, além de reduzir os custos de operação.

De acordo com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o motivo para modernização, ampliação e reforma se deu, em primeiro lugar, por razões econômicas. No antigo formato de gerenciamento, o custo de produção era muito elevado, devido aos 25 contratos de fornecimento e manutenção, e aos 158 servidores terceirizados sob encargo da Universidade. Além disso, outro problema era a deficiência de infraestrutura: a cozinha, projetada para produzir 1500 refeições por dia, nos últimos anos, produzia cerca de 6000. Nesse sentido, além da nova infraestrutura, outra novidade será um novo contrato de gestão, juntamente com um  novo formato de gestão. Com essas ações, a perspectiva institucional é garantir um serviço de maior qualidade para os usuários e com maior condições de trabalho para os servidores. 

Outro fator que impulsionou o projeto foi a necessidade de racionalizar economicamente o funcionamento dos restaurantes, com o intuito de garantir a sustentabilidade dos programas de assistência da Universidade. Nos últimos anos, contingenciamentos e ameaças de cortes de recursos trouxeram dificuldades orçamentárias para as Instituições Federais de Ensino Superior. Esse fato dificulta a manutenção da assistência estudantil à alimentação, um dos pilares que possibilitam a permanência dos estudantes na UFSM, principalmente os de baixa renda, haja vista que 80% dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são destinados aos restaurantes universitários. Por isso, racionalizar o custo dos restaurantes é uma maneira de garantir a sustentabilidade desse programa de assistência.

 

Os investimentos realizados

Inicialmente, a obra tinha previsão de ser finalizada em 2020, mas a pandemia de Covid-19 trouxe consigo obstáculos que impediram a finalização dentro desse prazo, tais como a dificuldade em obter materiais de construção e problemas de engenharia. Todavia, a pausa das atividades acadêmicas presenciais durante esse período de crise sanitária permitiu ampliar as reformas, que puderam abranger a totalidade do prédio do RU e permitiram, além da reforma, a modernização e a ampliação da capacidade do restaurante.

À vista disso, para realizar o projeto foi necessário investir cerca de R$ 4,5 milhões. Desse montante, R$ 2,5 milhões foram arrecadados através de licitação com uma empresa prestadora de serviço. A empresa será ressarcida através do abatimento do aluguel  pelo uso da estrutura que pertence à UFSM, como o refeitório, a cozinha, o almoxarifado e de alguns equipamentos, enquanto durar o contrato. A universidade investiu o restante do valor através de verba do PNAES.

 

As modificações no Restaurante Universitário

Nova entrada do RU

Os usuários perceberão as mudanças realizadas logo na entrada no edifício. Isso porque, o ingresso dos usuários ao restaurante, que antes acontecia pela parte da frente do prédio, agora será feito pela parte dos fundos. O intuito é facilitar o transporte dos alimentos da área de cocção, que fica na parte frontal, para o refeitório. Essa mudança também afeta as filas que se formam para entrada, pois agora elas poderão ocupar todo o espaço coberto nas laterais do RU. A acessibilidade foi mais um fator considerado na reforma do restaurante. As calçadas em torno do prédio contarão com rampas de acesso e sinalizadores, além de uma entrada adaptada para cadeirantes que ficará perto dos guichês, semelhante ao que ocorre no RU Campus II. O número de quatro guichês foi mantido. No entanto, para facilitar o fluxo, eles serão divididos entre as duas novas entradas que foram construídas.

Organização dos bufês

No interior do restaurante, serão quatro bufês à disposição dos usuários, mesma quantidade de antes. A escolha por manter esse número se deve ao fato do espaço do refeitório seguir do mesmo tamanho. O layout do interior do RU, entretanto, foi mudado. Os bufês foram realocados com distâncias adequadas, ou seja, o espaçamento entre eles será maior, permitindo o acesso de cadeirantes.

A otimização do espaço permitiu que o número de mesas e cadeiras fosse aumentado utilizando a mesma área de antes, em virtude da remoção da área da copinha (área de remoção dos pratos na hora da saída) e da realocação da casinha destinada aos sucos e sobremesas, que será posta em um dos cantos do refeitório. A distribuição das mesas e cadeiras também mudou, elas ficarão alinhadas nesse novo layout. 

Nova área da copinha

Outra diferença será a não formação de fila dentro do refeitório, através de um controle da entrada e saída das pessoas que será feito pelos funcionários. A saída também será distante da entrada, para permitir que os acessos fiquem mais sincronizados. No formato anterior, quem estava saindo muitas vezes tinha que desviar da fila do bufê, o que prejudicava o fluxo do ambiente. Outra novidade destacada pela Diretora do RU, Vanessa Medina, é o acesso universal aos restaurantes universitários, ou seja, será permitido que os usuários escolham onde desejam realizar suas refeições, no RU I ou no RU II, bastando, para isso, fazer o agendamento no local desejado.

Nova estrutura da cozinha

Já a cozinha teve sua estrutura totalmente aperfeiçoada, o que incluiu a troca da rede elétrica e hidráulica. A antiga fiação impedia que todos os equipamentos fossem ligados ao mesmo tempo, porque havia o risco de curto circuito. Agora, com a reforma, será possível melhorar a operacionalização das refeições, bem com a variabilidade e a qualidades delas. 

Em consequência disso, a partir de agora, toda a produção e distribuição das refeições será centralizada no RU I. A nova cozinha tem capacidade estimada para produção de 12 mil refeições por dia, entre café, almoço e jantar. Tal produção será destinada para suprir a demanda de todos os Restaurantes Universitários da UFSM em Santa Maria. O objetivo de centralizar a produção é reduzir o prejuízo logístico, como o atraso na entrega dos alimentos, e também reduzir o prejuízo na qualidade organoléptica das preparações. 

Ademais, foram criados um novo acesso para gêneros alimentícios atrás da cozinha, um vestiário para os servidores, além da revitalização do hall do RU. O fornecimento de calor, que antes era à base de caldeiras de óleo diesel, com alto risco de poluição ambiental,  foi trocado e agora será através de gás liquefeito do petróleo. A União Universitária, por fazer parte do mesmo prédio, também foi reformulada para atender às exigências do Plano de Combate e prevenção contra Incêndio (PPCI).

Por fim, vale ressaltar que está prevista a construção de um bicicletário no entorno do RU. Por outro lado, a construção de um novo restaurante para o Colégio Politécnico e CCSH, mais próximos a esses centros, ainda está sendo estudada. Pesam contra essa iniciativa a diminuição dos recursos destinados às universidades e o aumento das exigências federais para a construção de novos prédios.

A Cerimônia de Entrega

Momento de inauguração da placa

O evento teve a participação do Reitor da UFSM, Paulo Burmann, do Vice-Reitor, Luciano Schuch, do  Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig, da Pró-Reitora Substituta de Assuntos Estudantis, Angélica Iensen, da Diretora do RU, Vanessa Medina, e da Diretora Substituta do RU, Carla Brasil e do representante do DCE, Luiz Eduardo Bonetti. Durante o evento ocorreu a apresentação da nova logomarca do restaurante universitário, que foi criada com o intuito de reforçar o legado de boa alimentação, bom convívio, cuidado, carinho e qualidade. 

Vanessa Medina e Carla Brasil, diretoria do RU

Em sua fala, Vanessa Medina, atual Diretora do RU, comenta a importância do Restaurante e o tamanho da vitória que simboliza esta entrega: “É o momento de celebrar a entrega de uma obra de extrema importância para a UFSM e que foi um projeto construído de muitas mãos. Começou no ano de 2012 e, posteriormente, foi retomado em 2018 e que teve muitas pessoas envolvidas. Foi uma obra diferenciada, com várias dificuldades, que envolveu vários setores. Nós sabemos que o RU tem uma grande importância para a comunidade acadêmica, para assistência estudantil. O RU não é só um lugar de fazer refeições, é um lugar simbólico. As pessoas guardam ele como um local de carinho, de afeto.” Conta a Diretora.  

Luiz Eduardo Bonetti, coordenador do DCE

Já para o Coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Luiz Eduardo Bonetti, “Este momento que estamos dedicando para a reinauguração do restaurante universitário tem um objetivo muito nítido, que é garantir a alimentação e, em especial segurança alimentar para todos os estudantes da nossa Universidade. Não tem como negar o momento catastrófico que estamos passando desde o início da pandemia, e o que percebemos é que a fome passou a assolar, novamente, o nosso país. A nossa universidade não está isolada do Brasil. Isso atingiu também os estudantes e quando olhamos para essa situação entendemos o quanto o Restaurante Universitário é essencial para a Universidade.” Salienta Luiz. 

Clayton Hillig, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

Essas novas obras significam também mais qualidade para os Servidores, como destaca Clayton Hillig, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis: “Nós vamos ter uma gestão muito mais eficiente, com uma qualidade melhor de refeições para os usuários e muito mais condições de trabalho para os servidores que preparam e servem os alimentos. Além disso, vamos ter condições ambientais mais adequadas. Então, consideramos que o processo é uma revolução muito importante para a assistência estudantil, para garantir permanência e a diplomação dos nossos estudantes” complementa o Pró-Reitor. 

Paulo Burmann, Reitor da UFSM

 

Por fim, o Reitor, Paulo Burmann, reitera a importância do RU e da assistência estudantil na Instituição: “Desde o princípio, da criação da Universidade, estava definido que a UFSM teria políticas de assistência estudantil. De lá pra cá as coisas só foram se aperfeiçoando, se adequando aos novos tempos e ao tamanho das necessidade e das demandas da população, que precisava e precisa ainda de condições de acesso e permanência na UFSM. Várias inaugurações foram feitas nos últimos meses, algumas ainda serão feitas, mas nenhuma com a relevância e a importância social que tem este espaço, que vai oferecer maior segurança, maior conforto, para usuários e trabalhadores que aqui atuam e atuarão. Esse é o resultado de um conjunto de ações, do esforço de toda a nossa comunidade”.  

Por último, é importante ressaltar que durante o evento presencial houve distribuição de máscaras do tipo Pff2 aos convidados, e que o cerimonial respeitou todas as medidas de distanciamento social, conforme estabelecido pelos protocolos de biossegurança da Universidade. Para quem deseja acompanhar toda a solenidade, ela está disponibilizada na íntegra no canal de Youtube da UFSM

 

Expediente da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor:

Reportagem: Luís Henrique Ramires, acadêmico de Jornalismo e estagiário;

Edição de Produção e Fotografia: Paola Jung, acadêmica de Jornalismo e estagiária;

Edição Geral: Mariana Henriques, Jornalista.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57503

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes