Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM assina acordo com universidade chinesa para a criação de dois centros de pesquisa

Convênio com a SCAU prevê a criação de centros de pesquisa em agrotecnologias sustentáveis e uso de tecnologias emergentes para a produção para o processamento de alimentos.



Tela de abertura do evento

Ocorreu na noite de segunda (13), de forma remota, o primeiro dia do ‎Simpósio Internacional de Cultivo, Produção e Indústria China-Latino-Americana de Soja (International Symposium on China-Latin American Soybean Breeding, Production & Industry). O evento, organizado pelo Department of International Cooperation, Ministry of Science and Technology of China‎‎, pela South China Agricultural University (SCAU) e pela China-Latin America Agricultural Education and Research Innovation Alliance (CLAERIA), foi realizado via Zoom e contou com a participação do reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann.

O objetivo do evento é promover uma aproximação entre especialistas acerca da reprodução biológica da soja. Com a presença de diversos pesquisadores de instituições da China e da América Latina, o simpósio viabilizará o compartilhamento de ideias, estudos e avanços em relação à produção de soja, também promovendo a pesquisa e a colaboração comercial entre os países. O evento ocorreu nos dias 13 e 14, com início às 21h (horário de Brasília), e de maneira simultânea nos dias 14 e 15 de dezembro, às 8h (horário de Pequim), abordando três eixos: os recursos de germoplasma de soja, novas técnicas de plantio e integração na produção e promoção da soja.

Reitor Paulo Afonso Burmann assinou os aditivos ao acordo de cooperação internacional com a SCAU

Na cerimônia que ocorreu na segunda, o reitor, Paulo Afonso Burmann, esteve acompanhado do professor Érico Flores, assessor do Reitor para Assuntos Internacionais na Secretaria de Apoio Internacional (SAI). O reitor realizou a assinatura de dois aditivos ao convênio firmado este ano entre a UFSM e a South China Agricultural University (SCAU), coordenado pelo professor Jerson Vanderlei Carus Guedes, do Departamento de Defesa Fitossanitária.

Após as assinaturas, o reitor fez um discurso onde agradeceu pela oportunidade criada a partir destes aditivos e ressaltou a importância da parceria desenvolvida entre as universidades latino-americanas e chinesas, destacando a constante busca pela internacionalização da UFSM e fazendo menção a comemoração dos 60 anos da Universidade.

O primeiro dos aditivos assinados prevê a criação conjunta do Centro de Pesquisa e Inovação Brasil-China sobre Agrotecnologias Sustentáveis (RICSAgTech) na UFSM. O centro promoverá a expansão e difusão de agrotecnologias sustentáveis, visando aumentar a produção, com redução dos custos e maior conservação ambiental. O segundo prevê a criação do Centro de Pesquisa Brasil-China de Ciências Químicas e de Alimentos e uso de Tecnologias Emergentes (FoodChemTech-BRCH). Este centro promoverá a expansão e a difusão de tecnologias emergentes para o processamento, controle de qualidade e promoção da segurança e sustentabilidade de alimentos e de processos químicos no Brasil e na América Latina, além de promover o uso de tecnologias emergentes para a intensificação de processos.

Além da presença do reitor, o evento também contará com a presença de dois pesquisadores da UFSM, ambos docentes do Departamento de Fitotecnia. No dia 13, o professor Nereu Augusto Streck, doutor em Agronomia pela UFSM, colaborou com uma discussão acerca dos efeitos do aquecimento global sobre a produção de soja. Já no dia 14, o professor Alencar Junior Zanon, doutor em Agronomia pela UFSM e University of Nebraska – Lincoln (Estados Unidos), apresentará a pesquisa “GxExM Interactions – Improving Soybean Sustainability”.

Fonte: Núcleo de Comunicação da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57495

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes