Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM que coordena a ONU-Spider no Brasil ministrou curso na Guatemala

UFSM sedia o Escritório de Suporte Regional da ONU-Spider, que objetiva orientar para a gestão de desastres e resposta a emergências



A UFSM abriga o Escritório de Suporte Regional da ONU-Spider, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo assegurar que todos os países e organizações regionais e internacionais tenham a capacidade de acessar e desenvolver informações obtidas desde o espaço para a gestão de desastres e resposta a emergências.

Na semana de 30 de novembro a 2 de dezembro, a ONU-Spider realizou na Cidade da Guatemala o curso de capacitação para facilitar a ativação da Carta Internacional: Espaço e Grandes Desastres na América Central, México e República Dominicana. O evento foi organizado em conjunto com o Centro de Coordenação Centro-Americano de Prevenção de Desastres Naturais (Cepredenac) e a Carta Internacional: Espaço e Grandes Desastres (Charter).

O professor Manoel de Araújo Sousa Júnior, do Departamento de Engenharia Rural/Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM, coordenador do Escritório de Suporte Regional da ONU-Spider no Brasil, ministrou um curso para os participantes no uso da prática recomendada para o mapeamento de inundações utilizando imagens de radar. 

Além disso, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil (Inpe), da Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina e do Serviço Geológico dos Estados Unidos treinaram os participantes sobre os procedimentos utilizados pela Carta Internacional em caso de ativações, assim como os procedimentos e diretrizes que os gerentes de projeto designados pelo Charter devem seguir quando são designados como gerentes de projeto.

Participaram cerca de 20 representantes da Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e de organizações regionais, incluindo o Cepredenac e a Corporação Centro-Americana de Serviços de Navegação Aérea (Cosesna). O curso de treinamento incluiu a simulação de uma ativação da Carta Internacional, assim como a designação de gerentes de projeto, o processamento de imagens de radar para gerar mapas de inundação e a comunicação com os usuários finais.

O treinamento foi usado pela ONU-Spider e o Cepredenac para estabelecer um grupo regional de sensoriamento remoto que irá dar apoio às agências nacionais de gerenciamento de desastres em caso de ocorrência de um evento.

Mais informações sobre o evento no site da ONU.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57518

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes