Projeto de extensão Webservatório UFSM realiza atividades alusivas ao lançamento do maior telescópio espacial

Comunidade poderá acompanhar live sobre o James Webb, na terça (21), e o lançamento do telescópio, na sexta (24)

No dia 24 de dezembro, haverá o lançamento do maior telescópio espacial, o James Webb, que será usado para observação de galáxias pelo Grupo de Astrofísica da UFSM.

O projeto de extensão Webservatório UFSM, parceria entre grupos do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e Centro de Tecnologia (CT), fará atividades especiais na próxima semana em alusão ao lançamento. Na terça-feira (21), às 20h, pelo YouTube do Webservatório UFSM, será realizada live especial sobre o telescópio. As convidadas são as doutorandas em Astrofísica Catarina Aydar, da Universidade de São Paulo (USP), e Marina Bianchin, da UFSM, com apresentação de Analuiza Alves da Cruz, discente do Colégio Vila Militar, de Curitiba, e participação do professor da UFSM Rogemar Riffel. Durante o evento haverá observações de Júpiter, Saturno e Urano, em tempo real.

Já na sexta (24), será possível acompanhar o lançamento do telescópio espacial James Webb. A Nasa concedeu autorização para o Webservatório UFSM realizar o streaming de sua transmissão do evento. Os professores da UFSM Marcelo Zanetti e Rogemar Riffel entrarão ao vivo às 9h para narrar e comentar os últimos momentos que antecedem o lançamento, agendado para ocorrer às 9h20 (data e horário sujeitos a alteração). Todos os interessados poderão acompanhar pelo YouTube do Webservatório UFSM.

O telescópio é fruto de uma parceria entre a Nasa, ESA e CSA e levou cerca de 30 anos, entre planejamento e construção, para ser executado. Além de representar uma grande inovação científica e tecnológica para as comunidades da Astronomia e Astronáutica, a UFSM tem um motivo especial para esperar que o lançamento ocorra como o esperado.

O professor do Departamento de Física e líder do Grupo de Astrofísica Rogemar Riffel é o investigador principal de uma das propostas de tempo de observação aceitas para utilizar o telescópio no seu primeiro ano. O projeto conta ainda com a participação da doutoranda do PPG Física Marina Bianchin, além de pesquisadores da UFRGS e da Universidade Johns Hopkins. Somente mais uma proposta proposta liderada por um pesquisador de uma instituição brasileira foi aceita, de Roderik Overzier, do Observatório Nacional.