UFSM realiza cerimônia de encerramento de cursos gratuitos em parceria com universidade chinesa

Cerimônia organizada pela Secretaria de Apoio Internacional homenageou professora que tem contribuído nas relações entre China e Brasil

Homenageada na cerimônia, a professora Ana Qiao Jianzhen ministrou a turma de “Introdução à Cultura Chinesa”

Na noite da última quarta (15), a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM realizou de forma remota a cerimônia de encerramento de quatro turmas de cursos de Chinês oferecidos em parceria com a Universidade Normal de Hebei (HNU). As aulas de “Introdução à Cultura Chinesa”, “Chinês I” (2 turmas) e “Chinês II” estavam ocorrendo desde setembro de 2021, de forma gratuita, para estudantes da UFSM e outras instituições do estado. É a segunda vez que os cursos são oferecidos nessa modalidade, sendo resultado de uma longa negociação, graças ao acordo firmado entre a HNU e a UFSM, coordenado pelo professor e assessor do Reitor para Assuntos Internacionais na SAI, Érico Flores.

O evento contou com a presença de alunos, professores e técnico-administrativos, sendo ministrado pela servidora e tradutora da SAI, Daniela do Canto. Iniciando, a servidora da SAI e aluna da turma de “Chinês II” Gracielli Mainardi comentou sobre o desafio de aprender uma nova cultura, mas destacou a sensação de dever cumprido. A seguir, o coordenador da SAI, Érico Flores, celebrou a oferta dos cursos e a parceria entre as universidades. Na sequência, falaram a professora Ren Yuhong, diretora de Relações Internacionais da HNU e a professora do curso de “Introdução à Cultura Chinesa” Ana Qiao Jianzhen, que destacou “o pioneirismo e empenho da equipe da SAI, atuando através da monitoria das turmas, o que contribuiu para o sucesso dos cursos”.

Foto colorida horizontal mostra o reitor sentado à frente de uma mesa, segurando uma medalha e mostrando-a em uma videoconferência, com a tela do computador aberta
Burmann homenageou a professora Ana Qiao com uma medalha e um diploma, destacando seu papel fundamental na internacionalização da UFSM

No encerramento da cerimônia, o reitor, Paulo Afonso Burmann, homenageou a professora Ana Qiao Jianzhen, entregando-lhe a Medalha de Visitante Ilustre e o diploma, celebrando suas ações de incentivo à difusão da língua e da cultura chinesa no Brasil, proporcionando um ambiente de cooperação e crescimento mútuo. A homenagem, que foi uma surpresa para a professora, deixou-a visivelmente emocionada e agradecida pelo reconhecimento.

Para as quatro turmas, reuniram-se cerca de 160 discentes, sendo metade da UFSM e outra metade oriundos de sete instituições gaúchas, entre elas: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de Rio Grande (Furg), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Apesar do acordo ser firmado entre a UFSM e a HNU, a oferta de vagas foi expandida a outras instituições para garantir a participação de mais estudantes interessados na cultura chinesa e para estreitar ainda mais os laços entre as instituições.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI