Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Processo Seletivo Indígena UFSM 2022 está com inscrições abertas até 8 de fevereiro

Candidatos devem comprovar a condição de indígena aldeado para participar da seleção 



A UFSM Informa que estão abertas até o dia 8 de fevereiro as inscrições para o seu Processo Seletivo Indígena. Ao todo, são 26 vagas ofertadas, distribuídas em 22 cursos de graduação presenciais, localizados nos campi de Santa Maria, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

As inscrições, que incluem o envio da documentação digitalizada, devem ser feitas na página ufsm.br/prograd/indigena.

O processo classificatório será constituído por uma prova com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de Biologia (3 questões), História (4 questões), Língua Portuguesa (10 questões) e Matemática (3 questões), além de uma prova de Redação relacionada à temática indígena (equivalente a 5 acertos).

A prova presencial (questões objetivas e Redação) será realizada no dia 20 de fevereiro, das 9h às 14h. No momento da inscrição, os candidatos poderão escolher os municípios de Santa Maria ou Frederico Westphalen para a realização da prova.

É necessário que os candidatos comprovem a sua condição de indígena aldeado, por meio dos documentos solicitados no item 3 do edital 002/2022 da Pró-Reitoria de Gradução (Prograd).

A inscrição no Processo Seletivo é gratuita e deve ser realizada através do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição e do correto envio dos documentos digitalizados, conforme orientações do edital, que se encontra (da mesma forma que o link para o sistema de inscrições) no endereço ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/002-2022.

Antes de acessar o sistema de inscrição para o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato já deve ter providenciado os seguintes documentos digitalizados em formato PDF ou JPG (e impressos, assinados e digitalizados, no caso das declarações), para inserção no sistema até 8 de fevereiro:

– Documento de identificação (RG ou CNH);
– Declaração de indígena aldeado (disponível no anexo do edital);
– Declaração de residência da Fundação Nacional do Índio (Funai) ou comprovante de residência obrigatório;
– Registro administrativo de índio ou certidão do registro civil;
– Certificado de conclusão e histórico do ensino fundamental em escola indígena (documento não obrigatório, usado para fins de cômputo extra na classificação final, conforme o item 11.8 do edital);
– Caso o candidato seja pessoa com deficiência e tenha optado pela assistência no formulário para dados pessoais, deve também preencher as informações adicionais sobre a situação e a justificativa para assistência no dia da prova.

Se o candidato realizar mais de uma inscrição, será válida somente a última delas. É responsabilidade do candidato acompanhar periodicamente em ufsm.br/prograd/indigena eventuais retificações, erratas, convocações e alterações no cronograma do Processo Seletivo Indígena. Os candidatos devem também estar atentos à página 2 do edital, que traz as datas de divulgação das inscrições homologadas e das salas de prova.

O resultado final do Processo Seletivo será publicado até o dia 7 de março. As datas e procedimentos para confirmação da vaga e matrícula serão divulgados posteriormente, em edital específico, em ufsm.br/prograd/indigena.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3220-8170 e 3220-8187 ou pelos e-mails falecom@coperves.ufsm.br e copa.prograd@ufsm.br.

Vagas oferecidas no Processo Seletivo Indígena UFSM 2022:

Campus de Santa Maria

Agronomia (1 vaga)
Comunicação Social – Jornalismo (1 vaga)
Direito Diurno (1 vaga)
Direito – Noturno (1 vaga)
Educação Especial – Licenciatura Plena Diurno (1 vaga)
Educação Física – Licenciatura Plena (1 vaga)
Enfermagem (2 vagas)
Farmácia (2 vagas)
Fisioterapia (2 vagas)
Fonoaudiologia (1 vaga)
Geografia – Licenciatura Plena (1 vaga)
História – Licenciatura (1 vaga)
Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa Licenciatura (1 vaga)
Matemática – Licenciatura Plena Diurno (1 vaga)
Medicina (2 vagas)
Odontologia (1 vaga)
Pedagogia – Licenciatura Diurno (1 vaga)
Psicologia (1 vaga)
Serviço Social – Bacharelado Noturno (1 vaga)
Campus de Frederico Westphalen

Comunicação Social – Jornalismo (1 vaga)

Campus de Palmeira das Missões

Enfermagem (1 vaga)
Nutrição (1 vaga)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57663

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes