Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça a composição das pró-reitorias para a gestão 2022/2025

Nova equipe buscará a agilidade nos processos e um olhar conjunto sobre a universidade.



Foto horizontal colorida de grupo de pessoas em pé

Para a nova gestão da reitoria da UFSM, empossada em 8 de janeiro, foram realizadas algumas mudanças nas pró-reitorias. De acordo com o reitor Luciano Schuch, trata-se da continuação de um projeto já em andamento nos últimos oito anos, mas com um novo olhar, com foco desburocratização e agilidade nos processos de decisão, com menos níveis hierárquicos e modernizado, além de um trabalho conjunto das pró-reitorias. Foram confirmados cinco novos pró-reitores, que se juntam aos demais que já faziam parte da gestão 2017/2021. Conheça o breve perfil da equipe para os próximos 4 anos:

Pró-Reitoria de Administração (PRA)

Pró-reitor: José Carlos Segalla

Formado em Ciências Contábeis pela UFSM (1982) e especializado em Controladoria e Finanças também pela universidade, Segalla permanece no comando da Pró-Reitoria de Administração, em que dedicou-se boa parte de sua vida na prestação de serviços à universidade. 

Pró-reitora adjunta: técnica em contabilidade Isabel Bohrer Scherer

Pró-Reitoria de Extensão (PRE)

Pró-reitor: Flavi Ferreira Lisboa Filho

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.  Atualmente, reassume o posto de pró-reitor de Extensão. 

No âmbito da pesquisa, Lisboa coordena o grupo de pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades da Universidade Federal de Santa Maria. Além disso, também é autor dos livros: “Gestão e produção cultural” (2017); “Cartografia cultural: mapeamento cultural dos municípios de Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Palmeira das Missões, Santa Maria, São Borja e Silveira Martins” (2016) e “Birô de Empreendedorismo Cultural: gestão e produção cultural” (2015). 

Pró-reitora adjunta: professora Vera Lucia Portinho Vianna

Pró-Reitoria de Gradução (PROGRAD)

Pró-reitor: Jerônimo Tybusch

Professor do Departamento de Direito e do Mestrado em Direito da Universidade Federal de Santa Maria. O pró-reitor de Graduação desenvolve pesquisas nas áreas de: Direito Ambiental; Ecologia Política; Direito e Sustentabilidade; Direito Urbanístico; Teoria do Direito e da Decisão Jurídica; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias Educacionais em Rede.

No âmbito acadêmico, publicou inúmeros artigos voltados à sustentabilidade em conjunto ao direito e à sociedade. Participou de projetos que valorizam e destacam a importância do meio ambiente, relacionando-se com sua área de pesquisa.

Pró-reitor adjunto: professor Félix Alexandre Antunes Soares

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)

Pró-reitora: Gisele Martins Guimarães

Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural (PPGExR- UFSM). Atua como pesquisadora e consultora técnica nos seguintes eixos temáticos: Desenvolvimento Rural, Extensão e Comunicação Rural, Agroecologia, Agricultura Familiar, Agroindústrias Familiares, Educação e Soberania Alimentar e Economia Solidária. 

A nova pró-reitora de Assuntos Estudantis é cantora, intérprete e compositora, com disco autoral gravado. Atua como intérprete nos Festivais do Rio Grande do Sul, com participação em vários registros fonográficos. Além disso, é produtora e apresentadora do quadro “Com a Palavra: o Artista”, do Podcast PONTO DE CULTURA, realização do segmento da Cultura Viva do Rio Grande do Sul, disponível nas plataformas de áudio digital, como Spotify e Deezer.

Pró-reitora adjunta: secretária executiva Angélica Medianeira Iensen

Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra)

Pró-reitor: Mauri Leodir Lobler

Professor associado e ex-diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria. E integra, esse ano, o comando da Pró-Reitoria de Infraestrutura.  Já participou de mais de oitenta projetos de pesquisa, ensino e extensão com a temática em decisão, informação, administração e sistemas de informações. Atualmente, é avaliador de artigos da REAd (Revista Eletrônica de Administração editada pelo PPGA/EA/UFRGS), da Revista Brasileira de Gestão de Negócios, do International Journal of educational Administration and Policy Studies e da JISTEM (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação), dentre outros.

Pró-reitor adjunto: engenheiro Daniel Sacchet Barin

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP)

Pró-reitor: Daniel Arruda Coronel

Professor associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Administração Pública, em Gestão de Organizações Públicas e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Suas pesquisas e orientações são nas áreas de Economia Internacional e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira, Política Industrial e de Comércio Internacional e Métodos Quantitativos.

 O atual pró-reitor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, é membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica/COMIC (Representante da grande área Ciências Sociais Aplicadas), da UFSM, parecerista de periódicos internacionais e nacionais e líder do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira. Além disso, foi diretor da Editora UFSM e do conselho editorial entre os anos 2013 e 2022.

Pró-reitora adjunta: Administradora Paula Borges Tronco

Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN)

Pró-reitor: Rafael Lazzari

Professor associado do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas do Campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria. É docente orientador dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia e Agronegócios/UFSM, em nível de mestrado e doutorado. Atua na pesquisa e extensão em nutrição de peixes, avaliação de experimentos, manejo, exigências nutricionais e qualidade do pescado com ênfase na produção de jundiá e tilápias. Exerceu o cargo de diretor do campus de Palmeira das Missões da UFSM/RS. Neste ano, assumiu a Pró-Reitoria de Planejamento da universidade.

Pró-reitor adjunto: analista de Tecnologia de Informação Fernando Pires Barbosa

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP)

Pró-reitora: Cristina Nogueira

Professora titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM. Em suas pesquisas atua nos seguintes temas: toxicidade e farmacologia de organocalcogênios, estresse oxidativo, inibição de enzimas sulfidrílicas e antioxidantes. Neste sábado, foi empossada como pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa.

Nogueira, foi citada pela revista Plos Biology, em outubro de 2020- como uma das pesquisadoras mais influentes do mundo- em sua área de atuação. Entre suas últimas pesquisas, a professora busca entender se o estresse pode influenciar nos efeitos indesejados de remédios usados no tratamento do câncer e usar moléculas novas para tentar reduzir estes efeitos.

Pró-reitora adjunta: professora Tatiana Emanuelli

Reportagem: Karla Essy, voluntária de Jornalismo na Agência de Notícias da UFSM
Fotografia: Daniel De Carli

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57668

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes