Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM investe em plataforma para ampliar alcance e impacto de publicações

Scival, da Elsevier, é utilizada para analisar indicadores de pesquisa



Imagem horizontal colorida de captura da tela inicial do sítio da Scival. Em destaque, uma fotografia colorida de três pessoas. Na imagem, uma mulher de óculos está com a mão direita estendida como se estivesse explicando para um homem e outra mulher.
Página inicial do sítio da SciVal, plataforma de análise de indicadores de pesquisa da Elsevier

Com a finalidade de ampliar o alcance e o impacto das publicações dos pesquisadores, a Universidade Federal de Santa Maria investiu na plataforma de análise de indicadores Scival. Desenvolvida pela empresa holandesa Elsevier e utilizada por cientistas de mais de 20,8 mil instituições de todo o mundo, a plataforma está disponível gratuitamente para servidores e estudantes da Instituição pelo período de, pelo menos, dois anos.

A SciVal utiliza tecnologia de supercomputadores para oferecer resultados rápidos para buscas na Scopus, considerada a maior base de dados de citações e resumos acadêmicos de revistas, livros e textos apresentados em congressos e que foram revisados por pares. A Scopus reúne 21 mil títulos títulos indexados de ciências, tecnologia, medicina, ciências sociais, humanidades e artes. 

“As métricas obtidas na SciVal podem auxiliar a UFSM na mensuração de seu desempenho atual por meio da produção de seus docentes/pesquisadores, no estabelecimento de ações e políticas de pesquisa e internacionalização mais assertivas, como também avaliar os impactos de sua produção científica na comunidade acadêmica”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Cristina Nogueira.

A SciVal permite visualizar o desempenho da produção acadêmica a partir de métricas de grupos de pesquisa ou programas de pós-graduação. É possível comparar a performance acadêmica em relação a centros de pesquisa do Brasil e do mundo. Outros usos da ferramenta são “Identificar e mensurar parcerias colaborativas internacionais já existentes e a análise das tendências das pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento”, conforme acrescenta a pró-reitora . 

Indicadores de performance da SciVal

A plataforma permite trabalhar com uma série de métricas e relatórios comparativos de produção acadêmica. Os principais indicadores possíveis de serem obtidos são os seguintes:

  • Desempenho de pesquisa, instituição, país ou região (módulo overview);
  • Comparação de progresso no alcance e no impacto a partir de diferentes perspectivas (módulo benchmarking);
  • Testes de cenários colaborativos com acadêmicos de diferentes centros de pesquisa (módulo collaboration);
  • Tendências de temas em evidências nas publicações acadêmicas a partir de recortes de áreas (módulo trends).

Capacitação para o uso da plataforma da Elsevier

A UFSM irá oferecer capacitações virtuais e webnários para professores e estudantes de pós-graduação utilizarem a SciVal para a obtenção de indicadores de pesquisa e acompanhamento de tendências. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57718

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes