Café Global das Mulheres discute na próxima quarta-feira a diversidade na ciência

Promovido pela Iupac, o Global Women’s Breakfest conta com eventos paralelos em instituições do mundo todo

Celebra-se nesta sexta-feira (11) o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data estabelecida pela Organização das Nações Unidades (ONU) em reconhecimento ao papel feminino no desenvolvimento da ciência e tecnologia. Em alusão à data, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) promove anualmente, sempre em fevereiro, o Global Women’s Breakfest, com o objetivo de comemorar as realizações das mulheres na ciência e inspirar as gerações mais novas a seguir carreiras científicas. O público gaúcho terá a oportunidade de participar na próxima quarta-feira (16), às 10h, de um dos “cafés da manhã” integrantes do evento, em uma promoção conjunta dos departamentos e programas de pós-graduação em Química de quatro universidades federais: as de Santa Maria (UFSM), de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e do Rio Grande (Furg).

Debatendo Diversidade na Química em Instituições de Ensino Superior Gaúchas” é o título do evento, que será transmitido no canal da UFPel no Youtube. A programação é constituída por quatro palestras, incluindo ainda períodos para abertura, discussão e encerramento:

Programação:

10h – Abertura;

10h10min – “Histórico e conquistas das mulheres na química brasileira”, com a professora Marília Oliveira Fonseca Goulart, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal);

10h25min – “O impacto da diversidade de gênero em química”, com Gabriel Kaetan Baio Ferreira, do Chemical Abstracts Service;

10h40min – “Mulheres negras na química: desconstruindo invisibilidades”, com a professora Gilza Maria Piedade Prazeres, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA);

10h55min – “Perspectivas da liderança feminina nas áreas de ciência, tecnologia e inovação”, com a secretária estadual adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, docente da Universidade do Vale do Taquari (Univates);

11h10min – Discussão;

11h50min – Encerramento.

Universidades e outras instituições de pesquisas do mundo todo participam do “café da manhã global das mulheres”, organizando atividades locais em que mulheres e homens que trabalham em diferentes áreas da ciência compartilham conhecimentos, visando também à superação de barreiras de gênero. Neste ano, o tema geral do Global Women’s Breakfest é “Empoderando a diversidade na ciência” (Empowering diversity in science).

A comissão organizadora do evento promovido pelas universidades federais gaúchas é formada pelas professoras Márcia Foster Mesko e Ethel Antunes Wilhelm, ambas da UFPel, Paola de Azevedo Mello, da UFSM, Nadya Pesce da Silveira, da Ufrgs, e Daiane Dias, da Furg.

Com sede nos EUA, a Iupac é uma organização fundada em 1919 por químicos da indústria e da academia que tinham em vista a necessidade de padronização internacional de medidas, pesos, nomes e símbolos da química. A entidade segue com esse papel até hoje, além de representar profissionais e pesquisadores na área de química em todo o mundo. Outras informações constam na página iupac.org.