Estudantes do Ensino Médio do Colégio Politécnico se destacam na redação do Enem

Práticas de reescrita e repertório desenvolvido ao longo dos três anos do Ensino Médio foram fatores-chave para o resultado

A divulgação das notas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021, foi motivo de comemoração para alunos, alunas e professores do Colégio Politécnico da UFSM. Diversos estudantes, formados no final de 2021, obtiveram notas ótimas e demonstraram, para além do número, um processo de aprendizado construído ao longo dos anos. Com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, a prova de redação foi aplicada no primeiro dia do exame, em 21 de novembro de 2021, e teve seus resultados divulgados no dia 9 de fevereiro. Notas de grupo de alunos foram acima de 880, atingindo a marca de 980 pontos.

Larissa Toniolo, uma das alunas que foi destaque na prova de redação, conta que sentiu certa apreensão, já que o tema foi considerado polêmico. Essa insegurança deu lugar ao alívio ao conferir sua nota, pois conseguiu com a pontuação melhorar ainda mais sua média global. O mesmo sentimento foi partilhado pela colega Liége da Rosa Apolinário, que se sentiu realizada por ver seu esforço frutificando em um bom desempenho. Segundo o relato de Larissa e Liège, assim como de outros discentes, manter o ritmo de escrita por meio das atividades realizadas nas aulas do colégio fizeram toda diferença: a liberdade e abertura para consultar professores sempre que havia dúvidas fez com que se pudesse chegar ao dia da prova com mais confiança. A aluna Virgínia Comis Berguemaier destaca que sempre tiveram muito espaço para sanar suas dúvidas em uma abordagem individualizada, o que, para ela, impactou muito positivamente na preparação. Além da realização de simulados ao longo de todo o ano, outro recurso mencionado foi ler redações nota 1000. Para a estudante Marcella Miolo de Freitas, foi essa estratégia que a ajudou a entender melhor a estrutura de texto esperado.

Cândida Martins Pinto, docente da disciplina de Redação na 3ª série do colégio, explica que o bom desempenho dos estudantes é resultado de um somatório de fatores. Ela cita, primeiramente, o protagonismo e a dedicação dos estudantes e destaca que alguns, mesmo com dificuldades enfrentadas pelo ensino remoto e híbrido, alcançaram um resultado excelente na prova. Em seguida, assinala o papel das aulas interdisciplinares de todas as matérias do Ensino Médio, que auxiliam no repertório sociocultural, a produção de variados gêneros textuais desde a 1ª série e o espaço no currículo da 3ª série para aulas específicas de redação. Para a professora, o processo global e o crescimento dos alunos e alunas ao longo dos três anos do Ensino Médio são mais significativos do que a nota em si.

Escrever e reescrever – Outro aspecto fundamental foi o trabalho simultâneo dos professores de Língua Portuguesa e Redação, com uma metodologia empregada para o ensino da produção textual que enfatiza o processo e as reescritas. O professor Lizandro Carlos Calegari, da disciplina de Língua Portuguesa, explica essa atuação conjunta: “Para um bom desempenho na prova de redação do Enem, os argumentos e a estrutura do texto são elementos importantes a serem considerados pelos alunos. Se as aulas de Redação deram destaque a esses aspectos, a Língua Portuguesa se dedicou às estruturas gramaticais básicas que possibilitaram que esses discentes expressassem de modo mais pleno e efetivo suas ideias. Nesse sentido, as aulas de Redação e as de Língua Portuguesa andaram de mãos dadas, pensando na segurança e no sucesso dos alunos”.

Esse foi um dos pontos assinalados pelo aluno Agostinho Soares, que relata que “depois de um certo tempo de escritas, as notas das minhas redações só tendiam a aumentar e, inclusive, de modo mais rápido do que eu imaginava”. Outros colegas também sublinham que a prática e a constância na escrita, mesmo que no começo existam muitas imprecisões, são importantíssimas para o crescimento. Como conclui a aluna Larissa Toniolo, o ideal é usar a prática da escrita para pesquisar novas palavras, novos argumentos e estudar diferentes temas.

Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico