RU distribui mais de 600 refeições no primeiro dia de retorno ao funcionamento

O modo de funcionamento é via distribuição de marmitas para moradores da CEU – unidades II, III e Indígena

Para os moradores da CEU acessarem o RU, há diversas regras de biossegurança que devem ser respeitadas. Foto: Sendi Spiazzi

Na segunda-feira (21), o Restaurante Universitário (RU), unidade I da UFSM, voltou a atender estudantes moradores das Casas do Estudante Universitário (CEU) II, III e Indígena. Durante o primeiro dia de retorno, 322 almoços e 314 jantares foram distribuídos aos usuários. O início da primeira etapa do retorno gradual ao funcionamento do RU foi marcado por clima de comemoração e esperança. O reitor Luciano Schuch e pró-reitores estavam presentes para prestigiar esse que foi também o primeiro dia de uso das instalações novas do RU I, inauguradas em dezembro de 2021.

Atualmente, o modo de funcionamento é via distribuição de marmitas. O estudante deverá fazer o agendamento obrigatório prévio, pelo Portal do RU ou pelo aplicativo UFSM Digital, retirar a marmita no RU I e consumir a refeição fora do refeitório. Para acessar o RU, há diversas regras de biossegurança que devem ser respeitadas, como apresentar carteira de vacinação junto à carteirinha de estudante ao entrar, higienizar as mãos nas pias ou nos totens de álcool gel 70% localizados na entrada do refeitório, respeitar as marcações no chão para manter distanciamento constante entre os usuários e utilizar máscara durante todo o tempo que estiver nas dependências internas do RU. Segundo a assistente do RU Carla Brasil, as regras foram totalmente cumpridas durante o primeiro dia, o que é essencial para o funcionamento do restaurante e também para possibilitar as próximas etapas da reabertura.

A estudante de Produção Editorial e residente da Casa do Estudante Kethrin Sally acredita que o retorno é algo que ajuda em muitos sentidos. Segundo ela, “sem o RU, os moradores da CEU estavam recebendo auxílio-alimentação, o que ajuda bastante, mas o retorno do RU ajuda ainda mais, pois é uma alimentação pensada nutricionalmente para não faltar nada em uma refeição diária, além de nos dar mais tempo para dedicar às tarefas do curso, pois cozinhar todos os dias custa tempo”. Sobre as regras de biossegurança, a estudante afirma que a organização na entrega das marmitas está sendo feita de maneira correta e satisfatória para que as pessoas respeitem as orientações, transmitindo segurança aos usuários do RU.

Para retirar a marmita, os interessados e cadastrados no Censo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) devem realizar o agendamento no aplicativo UFSM Digital ou no portal de agendamentos do RU. Para o almoço, o agendamento deve ser feito até às 20h do dia anterior. Para o jantar, deve ser feito até às 11h30min do mesmo dia.

Em relação aos horários para a retirada da marmita, a direção do RU fez ajustes para abranger mais estudantes, aumentando em 15 minutos os horários em relação ao que foi anunciado previamente. Atualmente o horário de almoço de segunda-feira a sexta-feira é das 11h15min às 13h e o jantar é das 18h às 19h30min. Nos sábados, o horário é reduzido: almoço das 11h30min às 13h e jantar das 18h às 19h15min

Em caso de desistência, o interessado deve cancelar o agendamento ou disponibilizar a refeição para outro usuário do RU. As duas opções podem ser realizadas no aplicativo UFSM Digital ou no Portal do Restaurante Universitário. O horário limite para cancelamento é até às 7h do mesmo dia para o almoço e até às 13h30min para o jantar. A direção do RU lembra que as refeições agendadas e não retiradas causam desperdício por parte do estudante, por isso é extremamente importante cancelar ou disponibilizar agendamentos.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali