Acadêmica da UFSM é convocada para a seleção brasileira de vôlei para surdos

A convocação é para jogar na 24ª edição das Summer Deaflympics, que serão disputadas em maio em Caxias do Sul

Eduarda Santi conquistou a vaga ao participar de uma seletiva nos dias 29 e 30 de janeiro em São Paulo

Aluna doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFSM, Eduarda Santi foi convocada para a seleção brasileira de vôlei de surdos, para competir na 24ª edição das Summer Deaflympics (Surdolimpíadas de Verão), que acontecem em Caxias do Sul, de 1º a 15 de maio. Inicialmente previstos para dezembro de 2021, os jogos foram adiados para maio deste ano devido à pandemia de Covid-19. De acordo com os organizadores, as Deaflympics serão o maior evento poliesportivo da história do Rio Grande do Sul, com a participação de cerca de 6 mil atletas, representando mais de cem países. Esta também será a primeira vez em que o evento (realizado pela primeira vez em Paris, em 1924) acontece na América Latina.

Integrante do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) e da equipe de voleibol feminino da UFSM, a qual conquistou a medalha de bronze nos Jogos Universitários Brasileiros em outubro do ano passado, Eduarda Santi começou a treinar há 7 meses com a equipe de vôlei da Associação de Surdos de Santa Maria (ASSM), a convite da treinadora Maria Esther Gomes de Souza. Ela foi também convocada para a seleção gaúcha feminina de vôlei para surdos, que ficou em 4º lugar na Surdolimpíada Nacional, disputada em dezembro em São José dos Campos (SP).

Ao observá-la nessa competição, o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei para surdos, Rubinho Gutierrez, convidou Eduarda para participar da seletiva que ocorreu nos dias 29 e 30 de janeiro em São Paulo. Ainda durante a seletiva, ela foi pré-convocada. A confirmação da vaga na seleção veio no último final de semana, quando ela recebeu a carta de convocação da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

Surdolimpíada Nacional – De 4 a 7 de dezembro de 2021, cerca de 800 atletas celebraram em São José dos Campos, durante a 3ª edição da Surdolimpíada Nacional, a inclusão das pessoas surdas na sociedade por meio do esporte. De forma semelhante ao que acontece nos Jogos Olímpicos, nos quais os atletas representam os países em que nasceram ou adotaram, na Surdolimpíada Nacional os atletas competem por equipes estaduais. Elas são organizadas e convocadas pelas federações desportivas de surdos de cada estado brasileiro, as quais são filiadas à CBDS, instituição responsável pela promoção da Surdolimpíada. Os jogos nacionais tiveram como objetivo a preparação para a sua versão internacional: as Summer Deaflympics.

A Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul ficou em 3º lugar na competição, tendo conquistado 22 medalhas (8 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze). Foi superada somente pelas de São Paulo e Rio de Janeiro, que ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente. Uma das entidades filiadas à federação gaúcha é a ASSM, da qual participam alguns dos atletas que representaram o estado na Surdolimpíada Nacional, incluindo alunos surdos (e também ouvintes, na equipe técnica) e egressos da UFSM.

O time gaúcho de vôlei masculino, que sagrou-se campeão na Surdolimpíada, teve a colaboração, como auxiliar técnico, de Gabriel Correa da Silva, que é ouvinte e cursa o Bacharelado em Educação Física da UFSM, tendo já concluído a licenciatura. A equipe é comandada pela treinadora Maria Esther Gomes de Souza, que tem graduação e especialização em Educação Especial pela UFSM. Ela é professora na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser e atua como secretária na ASSM, onde também é técnica dos times masculino e feminino de vôlei.

A treinadora recentemente lançou o livro Minivoleibol para Surdos, escrito em conjunto com Jeferson de Oliveira Miranda, graduado em Educação Física pela UFSM, que também é professor na Escola Reinaldo Cóser. Ele é técnico da seleção gaúcha de vôlei feminino, que ficou em 4º lugar na Surdolimpíada, na qual jogaram Eduarda Santi e a acadêmica Rochele Moraes, da Licenciatura em Educação Física da UFSM.

No judô, Igor Mazzorani, aluno da Licenciatura em Educação Física da UFSM, conquistou medalha de bronze na categoria Peso Leve (de 66 até 73 kg). Giordano Maurer, do curso de Teatro da UFSM, destacou-se no atletismo. Ele ganhou duas medalhas de bronze, nos 800 metros e nos 5 mil metros rasos.