Aplicativo UFSM Digital disponibiliza novas funcionalidades aos usuários

É possível avaliar refeições do RU e docentes podem enviar mensagens a grupos de alunos

O aplicativo UFSM Digital tem duas novas funcionalidades disponíveis aos usuários: o serviço de envio de mensagens de docentes para seus respectivos grupos de alunos e a avaliação da refeição pelos usuários do Restaurante Universitário.

Durante o período de suspensão da presencialidade na Universidade, a equipe de desenvolvimento do UFSM Digital fez um levantamento de pontos sensíveis no uso dos serviços do aplicativo e produziu novas funcionalidades, a fim de facilitar a rotina da comunidade acadêmica.

As novas funções já estão disponíveis. Para acessá-las, o usuário deve ter a versão mais recente do aplicativo instalada.

Envio de mensagens

O envio de mensagens visa a comunicação entre o docente e seus alunos. Primeiro, o usuário deve selecionar o tipo de mensagem, através de grupos pré-cadastrados, e então preencher os campos de título, resumo e o corpo da mensagem a ser enviada (ver imagem à direita).

Avaliação da refeição

A avaliação da refeição foi desenvolvida a pedido da equipe de gestão do Restaurante Universitário, que necessitava de dados referentes à avaliação da qualidade do serviço oferecido à comunidade acadêmica.

A avaliação é feita na própria tela de listagem dos agendamentos, em um formato amplamente utilizado em aplicativos de delivery, com a marcação de três grupos de estrelas: variedade e qualidade; atendimento; organização e limpeza. Cada uma das categorias pode ser avaliada com notas de 1 a 5. Há também um campo de texto livre para comentários (imagem à esquerda).

Esse feedback permitirá à gestão do RU munir-se de dados que posteriormente auxiliarão nas tomadas de decisões, através de relatórios diversos.

Previsão de recorde de usuários e novas funcionalidades

Durante a pandemia, o UFSM Digital manteve todas as funcionalidades ativas e atualizadas. Funcionalidades como os horários de ônibus tiveram sua busca reduzida devido à pouca movimentação no Campus Sede. Por outro lado, a visualização de notas e frequência manteve sua utilização normal, devido à realização das aulas de maneira remota.

A equipe de desenvolvimento do UFSM Digital acredita que o aplicativo irá bater um novo recorde de usuários ativos, que já foi de 18 mil, e durante o auge da pandemia baixou para 16 mil. O aumento deve acontecer não apenas por causa do retorno às atividades presenciais, mas também pela inclusão cada vez maior de funcionalidades dentro do aplicativo.

Além das funções já apresentadas, está em planejamento a possibilidade de inserção ou alteração de foto do usuário dos portais e da carteira do RU diretamente através pelo aplicativo. Atualmente a função só é permitida pelo portal da UFSM. Essa implementação facilitará o processo, que é importante, pois hoje é obrigatória a foto na carteira digital do aluno ou servidor para ingressar no RU.

Para conferir essas novidades e ter acesso às diversas funções, como ver o cardápio do RU, os horários das aulas e dos ônibus, entre tantas outras, é possível baixar o aplicativo UFSM Digital pelos seguintes links: Android e iOS.

Texto: Ana Laura Mayumi Soares Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista