Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reitor da UFSM participa de reunião da AUGM em Montevideo

Grupo busca definir diretrizes para as Universidades Públicas



Começou nesta quinta-feira (10/03), o Conselho Extraordinário de Reitores e Reitoras da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). A reunião, que se encerra na sexta-feira (11/03), faz parte do conjunto  de atividades comemorativas dos 30 anos da Associação e tem o objetivo de construir uma declaração conjunta para a III Conferência Mundial de Educação Superior (III CMES) que acontecerá em Barcelona de 18 a 20 de maio. 

Segundo o portal da Associação, nesta conferência, que contará com a participação dos estados membros da UNESCO, representados por seus ministérios de educação, e representantes de associações, redes e instituições de ensino superior, a AUGM buscará estabelecer um ponto de vista na qual as universidades sejam bens sociais e públicos, que o acesso à educação superior seja um direito, e que a pesquisa e geração de conhecimento  possa ser socialmente apropriado e voltado para o benefício coletivo.

Amanhã, ao final do Seminário Internacional Comemorativo dos 30 anos da AUGM, intitulado “Desafios da educação superior na América Latina” será lida a declaração para o III CMES. O reitor, Luciano Schuch, está presente na reunião do grupo representando a Universidade Federal de Santa Maria, que foi uma das fundadoras da AUGM no início dos anos 90. Também participa do evento o professor Júlio César Cossio Rodriguez, Assessor de Apoio Internacional da UFSM.

 

Sobre a AUGM

 

O grupo, fundado em agosto de 1991, atua estimulando o compartilhamento das estruturas acadêmicas e a internacionalização das Universidades públicas vinculadas, tendo como objetivos:

 – Contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível, aproveitando as vantagens comparativas proporcionadas pelas capacidades instaladas na região, nomeadamente: Pesquisa científica e tecnológica, incluindo processos de inovação, adaptação e transferência de tecnologia, em áreas estratégicas.

– A formação contínua, inscrita no desenvolvimento integral das populações da sub-região.

– As Estruturas e Gestão das Universidades que integram a Associação.

– A interação de seus integrantes com a sociedade como um todo, disseminando avanços no conhecimento que levam à sua modernização.

 

Texto: Luís Henrique Ramires, acadêmico de Jornalismo e estagiário
Edição: Mariana Henriques, Jornalista

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57933

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes