Casal de professores da UFSM desenvolve parceria com a Iowa State University

Jonas e Cristiane Arnemann estão nos EUA para pesquisas nas áreas de agronomia e enfermagem, respectivamente

A Iowa State University, por meio da sua Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida, publicou na quinta-feira (24) uma notícia sobre a atuação do casal de professores da UFSM Jonas e Cristiane Arnemann, que estão na instituição norte-americana desde setembro de 2021 como pesquisadores visitantes. Com duração prevista de um ano, essa mobilidade internacional é proporcionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através do seu Programa Institucional de Internacionalização (Print).

Docente do Departamento de Defesa Fitossanitária e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFSM, Jonas Arnemann tem trabalhado com os professores Matt O’Neal e Erin Hodgson, ambos da área de entomologia, em atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados ao manejo de pragas da soja e milho. Jonas teve a oportunidade de aprender sobre ensaios biológicos conduzidos em laboratório, uso de marcadores genéticos para detectar insetos resistentes a inseticidas e ferramentas para determinar a diversidade e abundância de pragas na lavoura.

Jonas está trabalhando, junto com O’Neal e o pesquisador Brad Coates, em um projeto inovador que utiliza a tecnologia de RNAi (também conhecida como interferência mediada por RNA) para explorar a resistência do pulgão da soja a inseticidas. No Departamento de Patologia de Plantas, Entomologia e Microbiologia da Iowa State University, o professor da UFSM também ministrou um seminário sobre os sistemas brasileiros de proteção de lavouras, no qual falou ainda sobre a mosca-da-haste, praga presente em plantações de soja do Brasil.

Docente dos cursos técnicos em Enfermagem e Cuidados de Idosos do Colégio Politécnico da UFSM, Cristiane Arnemann tem aproveitado a estada nos EUA para conhecer os cursos e sistemas da Iowa State University, e compará-los com os do Brasil, além de compartilhar o seu conhecimento e experiência na área de enfermagem com os alunos da professora Dawn Bowker. Na universidade, ela tem como anfitriã a professora Sarah Francis, do Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana.

Junto com outros professores e alunos de PhD, Cristiane está participando de um estudo, com o professor Jan Wiersema, sobre um projeto de intensificação do aprendizado, visando à capacitação em metodologias de ensino. Ela também já ministrou um seminário sobre o sistema público de saúde do Brasil e está organizado uma sessão sobre culinária e cultura brasileiras. Existem ainda planos de trazer para a UFSM um projeto de extensão desenvolvido na Iowa State University.

A mobilidade internacional já resultou em publicações conjuntas entre pesquisadores de ambas as universidades. A expectativa é que essa parceria ainda gere outros frutos, como projetos, intercâmbios de estudantes e pesquisadores e outras colaborações futuras.