Projeto Flores para Todos é apresentado na Expoagro Afubra

Foi exposta na feira uma plantação de girassol de corte, espécie introduzida no 1º semestre de 2021 durante a 7ª fase do projeto

O projeto foi apresentado para milhares de visitantes, incluindo escolas que estiveram no evento

O projeto Flores para Todos foi apresentado de 23 a 26 de março, em Rio Pardo, na 20ª edição da Expoagro Afubra, uma das maiores feiras do Brasil e América Latina voltadas à agricultura familiar. A apresentação foi no estande da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), por integrantes da Equipe Phenoglad da UFSM e extensionistas da Emater. No estande, foi exposta uma plantação de girassol de corte, espécie de flor introduzida no primeiro semestre de 2021 durante a sétima fase do projeto Flores para Todos, e a decoração do ambiente contou com hastes florais secas de estátice, espécie introduzida no segundo semestre de 2020 durante a sexta fase do projeto.

Como a feira não acontecia há dois anos, devido à pandemia do Covid-19, apresentamos ao público da feira as duas espécies novas de flores introduzidas durante os dois primeiros anos da pandemia”, explica o professor Nereu Augusto Streck, um dos coordenadores da Equipe Phenoglad e do Projeto Flores para Todos. “Não paramos durante a pandemia. Ao contrário, o Projeto Flores para Todos teve um crescimento sem precedentes durante a pandemia, a ponto que já estamos na nona fase. E, desde 2018, quando iniciou, o projeto já alcançou 200 famílias de agricultores familiares e mais de 20 escolas do campo em todas as cinco regiões do Brasil com a produção de gladíolos, estátice, girassol de corte e dálias”, completa Streck.

Durante os quatro dias de Expoagro Afubra, o cultivo de girassol de corte foi apresentado aos visitantes da feira pela coordenadora da Equipe Phenoglad, professora Lilian Osmari Ulhmann, pela coordenadora nacional de planejamento do Projeto Flores para Todos, Regina Tomiozzo, e por alunos de graduação integrantes da equipe. O engenheiro agrônomo João Leal, extensionista da Emater de Vale Verde e egresso da UFSM, teve uma participação especial durante todo o tempo como um dos principais líderes do projeto no escritório regional da Emater de Soledade.

Entre os milhares de visitantes do estande do Projeto Flores para Todos, estiveram produtores e escolas que já participaram de fases anteriores e/ou estão participando da nona fase do projeto, que está em andamento de Norte a Sul do Brasil. O destaque foi uma comitiva de professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, de Júlio de Castilhos, a primeira escola a ingressar no projeto, em 2018, e que participou de todas as fases até agora, com o cultivo de gladíolo, estátice, girassol e dálias.

Para conhecer mais sobre o Projeto Flores para Todos no Brasil, basta acessar as atualizações diárias nas redes sociais da Equipe Phenoglad em diversas plataformas digitais (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Tiktok e Youtube), por meio da hashtag #floresparatodos.