Ctism comemora o seu aniversário de 55 anos de existência nesta segunda-feira

O diretor do Ctism celebra a evolução tecnológica do colégio atrelada à essência humana

Painel digital composto por monitores e televisores foi inaugurado nas dependências da instituição

Nesta segunda-feira (4), o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) comemora os seus 55 anos de fundação. Para marcar a data, um painel digital composto por monitores e televisores foi inaugurado nas dependências da instituição, com o objetivo de transmitir informações em tempo real a todos que circulam no prédio. No momento de lançamento, o painel dá ênfase a fotos e informações histórias, as quais exibem as transformações do colégio nos últimos anos. Além disso, um vídeo comemorativo foi lançado, com imagens antigas e novas, para mostrar a passagem do tempo.

De terça (5) a quinta-feira (7), haverá também o tradicional Seminário de Planejamento Educacional do Ctism, no qual servidores se reúnem para planejar o ano letivo. No primeiro dia do evento, uma das atrações será a presença de Claudio Renato Fialho Cirio, que foi diretor do colégio nos períodos de 1987-1990 e 2002-2006. Ele retorna ao Ctism para falar sobre o contexto histórico do colégio, em uma apresentação que será realizada em conjunto com o professor Marcelo Freitas da Silva, coordenador de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFSM.

Transformações e raízes – Para o atual diretor do colégio, Rafael Pinto, o Ctism evoluiu muito nesses 55 anos, mas sem perder sua essência de formação humana, de atividades práticas, de interação aluno/professor. Para ele, isso é uma base na qual a instituição pretende manter-se, de mãos dadas com a evolução tecnológica e digital. “Nossa celebração do aniversário é sobre as nossas transformações e igualmente sobre a questão humana, de educação profissional aliada à formação humana dos alunos”, conta o gestor.

Esperança da presencialidade – Rafael espera que, com a previsão de um ano letivo totalmente presencial, os alunos possam se envolver mais com a instituição, experiência prejudicada pelas aulas remotas dos dois últimos anos. Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, atividades culturais, artísticas e desportivas, dentre outras, são ações responsáveis por um maior sentimento de pertencimento do aluno ao local de aprendizagem, segundo o diretor.

Hoje, além do aniversário do Ctism, há o início do ano letivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Rafael entende que isso faz parte das comemorações dos 55 anos do colégio, porque “é o que mais atrai os alunos que procuram o Ctism: o desenvolvimento das habilidades profissionais práticas. É isso que os alunos podem esperar ao entrar na instituição”, completa.

Confira o vídeo comemorativo:

Texto: Gabrielle Pillon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto: Rafael Pinto
Edição: Lucas Casali