Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa da estruturação de projeto de produção sustentável de alimentos no Paraguai

Além de grupo do CCR, projeto também conta com participantes da Universidade de Nebraska



O Paraguai aumentou a produção agrícola gradualmente nas últimas décadas. Este aumento deve-se, em grande parte, à expansão da área cultivada e ao aumento da produtividade. Da mesma forma, apesar da adoção de práticas e estratégias de produção, os rendimentos médios no Paraguai são inferiores aos obtidos em países como Argentina e Brasil, o que sugere que há amplo espaço para aumentar os rendimentos em nível nacional.

O Global Yield Gap Atlas (Gyga) é o banco de dados líder mundial de dados agronômicos de alta qualidade com relevância local e global, cobrindo 70 países em seis continentes e 15 principais culturas alimentares. O atlas fornece uma estimativa espacial da lacuna de desempenho atual, ou seja, a diferença entre o desempenho potencial e o desempenho médio. É uma ferramenta importante para ajudar a determinar o potencial de produção agrícola de um país e identificar as regiões mais promissoras para investimentos em desenvolvimento agrícola e tecnologia para aumentar a produção agrícola. No caso da América do Sul, o atlas foi concluído para as principais culturas agrícolas da Argentina, Brasil e Uruguai.

Agora, um projeto com participação da UFSM propõe estender os benefícios do Gyga ao Paraguai, visando estimar o rendimento potencial de soja, milho e trigo sob sistemas de produção de sequeiro e a variabilidade de rendimento associada ao clima; mapear as lacunas de produtividade das culturas de soja, milho e trigo; e determinar as causas das lacunas de desempenho. O objetivo é fornecer evidências científicas que possam ajudar o Paraguai a cumprir suas metas de produção agrícola por meio da intensificação dos atuais sistemas de produção.

O projeto Gyga-Paraguai já foi apresentado a universidades, ministérios, empresas privadas e associações de agricultores durante reuniões na Universidade Nacional de Assunção em novembro de 2021. Os participantes manifestaram seu interesse e apoio ao projeto, destacando o impacto potencial, não apenas para aumentar a produção agropecuária em nível local, mas também contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas nacionais e internacionais e orientar investimentos nos setores público e privado.

De 28 de março a 1º de abril, estiveram no Paraguai os professores Alencar Junior Zanon, da UFSM, Patricio Grassini e Juan Pablo Monzon, da Universidade de Nebraska-Lincoln, Estados Unidos, e Maria Soledad Armoa, da Universidade Nacional de Assunção, com o objetivo de propor um projeto de três anos com foco em produção sustentável de alimentos no país. A equipe será liderada por pesquisadores paraguaios e coordenada por pesquisadores da Universidade de Nebraska e da UFSM.

O projeto capacitará pesquisadores, técnicos e profissionais paraguaios em áreas-chave como modelagem de culturas, análise de dados espaciais e determinação de brechas de rendimento, o que garantirá a sustentabilidade da iniciativa após os três anos iniciais do projeto.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58121

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes