Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pista de atletismo da UFSM deverá ser inaugurada até maio

CEFD contará com a pista de atletismo mais moderna do Rio Grande do Sul



Foto colorida horizontal mostra em detalhe aproximado o piso emborrachado da pista, com textura rugosa, em tom térreo avermelhado
Piso sintético e emborrachado será um dos diferenciais da pista

Em razão da pandemia, a conclusão da nova pista de atletismo da UFSM, que tinha previsão de entrega para agosto de 2020, foi adiada. Após a retomada dos trabalhos, a obra já está no estágio final, trazendo muitas expectativas para os acadêmicos e professores, especialmente do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD). A previsão é de que a inauguração ocorra até maio, mês em que o CEFD completa 52 anos.

A antiga pista, que contava com piso de carvão batido, está sendo substituída por uma totalmente nova, com piso sintético e emborrachado. Até o momento, a pista já conta com a primeira camada de borracha e resina. O campo também já está com o gramado pronto. O sistema de irrigação, com aspersores já em pleno funcionamento, segue os padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Desse modo, a UFSM contará com uma pista que terá a estrutura de países de primeiro mundo, sendo referência em âmbito nacional. Também será a primeira universidade pública fora das capitais a contar com uma pista oficial de atletismo.

No Estado, com exceção da região metropolitana de Porto Alegre, Caxias e Lajeado, não existem outras pistas sintéticas, e as que existem já estão em processo de desgaste. Portanto, a UFSM contará com a pista mais moderna do Rio Grande do Sul. 

Pista será importante para a Universidade e a sociedade

Este é um projeto que vem sendo almejado há muito tempo pelos professores e diretores do CEFD. Luiz Fernando Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) e da equipe de atletismo da UFSM, comentou a importância da pista em termos de educação. “Pedagogicamente é uma oportunidade ímpar de formar profissionais das diversas áreas do conhecimento, em especial as relacionadas à educação física, mas também abarcando fisioterapia, medicina, enfermagem, psicologia, comunicação social, enfim, todas as diversas áreas do conhecimento onde o esporte pode ser fenômeno de estudo, formando profissionais muito mais capacitados”, afirma.  

Além de toda a nova estrutura, a pista será de uma importância ímpar para  a sociedade, tendo em vista a possibilidade de ampliação dos eventos esportivos, que trazem uma movimentação social e econômica para a região. Desse modo, Santa Maria poderá sediar os melhores eventos esportivos, com competições em nível brasileiro e sul-americano, seguindo os padrões impostos pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

A nova pista vem também para fomentar as atividades de extensão realizadas na Universidade, ampliando os resultados nas competições e possibilitando que os atletas mantenham um desempenho de excelência. Rosalvo Luis Sawitzki, diretor do CEFD, comenta sobre a importância da nova pista para a sociedade. “A pista virá para auxiliar e aprimorar a qualificação dos nossos estudantes, assim como a realização de eventos no CEFD. Portanto, todos irão ganhar com essa nova infraestrutura que vem aí, tanto a Universidade como a sociedade”, destaca. 

A pista poderá ser utilizada por toda a população, com horários a serem estipulados e organizados pela coordenação do CEFD.

Texto: Mariana Souza, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Luiz Fernando Lemos/Divulgação
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58155

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes