UFSM realiza oficina de buquês em escola no interior de Júlio de Castilhos

Atividade foi promovida pelo projeto Flores para Todos e envolveu a comunidade escolar

Foto colorida horizontal mostra a oficina em uma sala de aula, de um lado um professor, em pé, e de outro alunos sentados em suas classes. Nas mesas e no chão há buquês de pequenas flores amarelas
Escola Estadual de Ensino Fundamental N. S. Aparecida foi a primeira a ingressar no projeto, em 2018

Nesta segunda-feira (11), a Equipe PhenoGlad da UFSM foi a Júlio de Castilhos para ministrar uma oficina técnica sobre buquês de flores desidratadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, na localidade de São João dos Mellos. A atividade fez parte da agenda do projeto Flores para Todos, o maior projeto inclusivo de extensão em floricultura do Brasil, que já alcançou mais de 200 famílias rurais e 20 escolas do campo em todas regiões brasileiras.

“Foi um momento especial para compartilhar experiências, ciência, técnica e arte com o alimento da alma na primeira escola a ingressar no projeto Flores para Todos, em 2018”, explica o professor Nereu Streck, um dos coordenadores da Equipe PhenoGlad e do projeto Flores para Todos, que ministrou a oficina.

“Para realizar uma oficina com flores, a primeira coisa que precisamos é a matéria-prima, que são as flores. Como a escola aprendeu todas as etapas de como produzir as quatro espécies de flores até agora introduzidas no projeto (gladíolo, statice, girassol e dálias), agora é o momento de agregar valor às flores produzidas”, complementa Nereu. “E esta oficina foi a primeira etapa para transformar as flores que a escola produz em um produto ainda mais nobre através de técnicas consolidadas mundialmente na arte floral”, conclui o professor, que é artista floral.

Para o professor José Alencar Zanon, diretor da Escola Nossa Senhora Aparecida, que também participou da oficina, foi um momento único que consolida a escola como irradiadora de conhecimento com aplicação prática para a comunidade rural onde está inserida. “Aprendemos a utilizar a técnica, que é um diferencial, entendemos o que é realmente um buquê e esse trabalho vai se estender para os nossos alunos do ensino fundamental e para a comunidade, com impactos profundos e práticos para todos nós”, afirma.

Durante todo o dia, participaram da oficina professoras e mães de estudantes da escola. Ao final, foram confeccionados buquês com o tema da Páscoa.