UFSM oferece novo treinamento da plataforma  Scival

Com a finalidade de ampliar o alcance e o impacto das publicações dos pesquisadores, a Universidade Federal de Santa Maria investiu na plataforma de análise de indicadores SciVal. No dia 27/4, às 14h ocorre nova capacitação para professores e estudantes de pós-graduação. Para participar, basta se inscrever no site da Elsevier.

Desenvolvida pela empresa holandesa Elsevier e utilizada por cientistas de mais de 20,8 mil instituições de todo o mundo, a plataforma está disponível gratuitamente para servidores e estudantes da Instituição pelo período de, pelo menos, dois anos.

SciVal utiliza tecnologia de supercomputadores para oferecer resultados rápidos para buscas na Scopus, considerada a maior base de dados de citações e resumos acadêmicos de revistas, livros e textos apresentados em congressos e que foram revisados por pares. A Scopus reúne 21 mil títulos títulos indexados de ciências, tecnologia, medicina, ciências sociais, humanidades e artes.

“As métricas obtidas na SciVal podem auxiliar a UFSM na mensuração de seu desempenho atual por meio da produção de seus docentes/pesquisadores, no estabelecimento de ações e políticas de pesquisa e internacionalização mais assertivas, como também avaliar os impactos de sua produção científica na comunidade acadêmica”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Cristina Nogueira.

SciVal permite visualizar o desempenho da produção acadêmica a partir de métricas de grupos de pesquisa ou programas de pós-graduação. É possível comparar a performance acadêmica em relação a centros de pesquisa do Brasil e do mundo. Outros usos da ferramenta são “Identificar e mensurar parcerias colaborativas internacionais já existentes e a análise das tendências das pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento”, conforme acrescenta a pró-reitora.