Fundo de Ensino recebe, até 09/5, inscrições de projetos que contribuam para o desempenho acadêmico nos cursos da UFSM

FIEn vai destinar duzentos mil reais para desenvolvimento dos projetos em 2022

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), divulga a abertura de inscrições ao Fundo de Ensino (FIEn 2022). A iniciativa busca selecionar projetos que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM, estimulando a conclusão dos cursos pelos(as) alunos(as) no prazo, a redução da evasão e a melhora dos índices de qualidade dos cursos.

As propostas podem ser submetidas à seleção por servidores(as) docentes ou técnico-administrativos(as) da instituição, e devem estar alinhadas aos objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM (PDI 2016-2026).

Entre os critérios de avaliação dos projetos, está a contribuição para a formação integral dos(as) alunos(as) em termos de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, através de métodos de ensino atualizados e inovadores, articulando diferentes áreas do conhecimento.

Também podem ser submetidos projetos de ensino que envolvam empreendedorismo, inclusão social e estratégias de internacionalização dos(as) alunos(as).

Os projetos devem estar enquadrados em uma das seguintes áreas do conhecimento:

– Ciências Exatas e da Terra;
– Ciências Biológicas;
– Engenharias;
– Ciências da Saúde;
– Ciências Agrárias;
– Ciências Sociais Aplicadas;
– Ciências Humanas;
– Linguística, Letras e Artes.

Será destinado um total de duzentos mil reais para o desenvolvimento dos projetos do FIEn 2022, distribuídos em duas faixas:

– Faixa A – Oitenta mil reais, distribuídos entre quatro propostas de até vinte mil reais cada uma, contemplando projetos com grande abrangência e alto fator de impacto nas unidades;

– Faixa B – Cento e vinte mil reais, distribuídos entre doze projetos de até dez mil reais cada um, atendendo áreas específicas.

O prazo para submissão dos projetos segue até 09 de maio. Cada candidato(a) poderá inscrever somente um projeto e indicar apenas uma faixa.

Dentro de cada faixa, poderão ser solicitadas bolsas acadêmicas e/ou recursos de custeio já existentes em registros de preços da UFSM, ou onde seja possível dispensa de licitação, mediante análise e concordância do Departamento de Material e Patrimônio da UFSM (Demapa).

Para solicitantes do FIEn que sejam servidores(as) técnico-administrativos(as), não será permitida a solicitação de cotas de bolsa, podendo o(a) requerente solicitar recursos de custeio, desde que o projeto esteja relacionado ao seu cargo e atenda ao interesse da UFSM.

Os projetos inscritos deverão estar registrados no SIE, na categoria “Ensino”, com data de vigência igual ou superior a 31 de janeiro de 2023.

O Edital 018/2022, com o cronograma da seleção, a documentação exigida e as orientações para submissão de projetos, está disponível no site ufsm.br/prograd.

Outras informações sobre o FIEn podem ser obtidas através do telefone (55) 3220 8338 e do e-mail fundodeensino@ufsm.br