União Universitária é reformada e disponibiliza 160 vagas

Alojamento abriga quem aguarda vaga na Casa do Estudante Universitário

Os estudantes da moradia provisória poderão residir no local com mais segurança, visto que as demandas do PPCI foram atendidas

Em janeiro deste ano, as obras da reforma da União Universitária, que começaram no segundo semestre de 2020, foram entregues. Graças à conclusão da obra, os estudantes da moradia provisória poderão residir no local com mais segurança, visto que as demandas do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) foram atendidas. As vagas são destinadas aos alunos chamados pelos editais de moradia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Urgência – Segundo a pró-reitora adjunta da Prae, Angélica Iensen, os prédios da moradia estudantil são muito antigos, inclusive a União Universitária, onde havia problemas crônicos no telhado, que causavam sérios danos por conta de goteiras e infiltração. Além disso, as divisórias dos dormitórios eram feitas de material Eucatex, o que as tornava frágeis e instáveis. Outro fator determinante para o início da reforma foi a obra do Restaurante Universitário, localizado no térreo do mesmo prédio, o qual precisava de aprovação emergencial de PPCI para funcionar e atender à comunidade universitária.

Melhorias – Com a conclusão do processo, os dormitórios passaram por uma grande reorganização. Por exemplo, segundo a pró-reitora adjunta, o espaço que outrora suportava três dormitórios (um feminino, um masculino e um misto), hoje abriga oito. Aliado a isso, há uma cozinha coletiva e banheiros masculino e feminino. Também a parte elétrica e de telhado foram reformadas, e houve ainda a instalação de escada externa, tudo conforme as exigências do PPCI.

Também por causa das exigências do PPCI, houve a diminuição do número total de vagas na União Universitária. Antes eram 200 vagas e agora são 160, porém o objetivo é garantir a segurança dos moradores. Atualmente ninguém está morando na União, pois todos os alunos selecionados no primeiro edital de 2022 referente à moradia estudantil no Campus de Santa Maria foram alocados para a Casa do Estudante Universitário (CEU). Com a publicação do segundo edital, na última quarta-feira (27), a previsão é que União Universitária volte a ser ocupada.

Texto: Gabrielle Pillon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição e foto: Lucas Casali