CTISM dará início ao curso capacitante “Criatividade e tecnologias: sem limites e sem barreiras”, com foco em PCDs

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio

O Colégio Técnico Industrial (CTISM), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dará início ao curso “Criatividade e tecnologias: sem limites e sem barreiras”, por meio de edital, que tem como objetivo apresentar possibilidades de formação para pessoas com deficiência (PCDs) através de cursos de curta duração na área tecnológica, proporcionando aos alunos o conhecimento necessário para buscarem novos desafios e oportunidades no mundo do trabalho.

De acordo com Rafael Pinto, diretor do CTISM, as vagas serão destinadas para pessoas com deficiência (PCDs), especificamente tetraplégicos e paraplégicos, com cognitivo preservado. Além disso, é necessário que a pessoa tenha concluído o Ensino Fundamental.

As inscrições serão realizadas através do site do CTISM/UFSM, regidas por um edital, com o início do curso previsto ainda para o primeiro semestre de 2022. O curso será gratuito e terá certificado para os participantes.

Assuntos abordados

Inédito na instituição (CTISM), o projeto contará com uma equipe de oito docentes, três técnicos administrativos em educação e com a Educadora Especial, Profª. Marciele Vieira Dorneles, do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente.

Os assuntos estão relacionados à Programação, Eletrônica, Internet das Coisas (IoT), Robótica, Automação Industrial e Residencial. Também serão realizados projetos e desenvolvimento de protótipos com ênfase em tecnologias assistivas. Os alunos realizarão a maior parte das atividades presencialmente nos laboratórios do CTISM.

Segundo Rafael, “como instituição pública de ensino, o CTISM/UFSM reconhece sua responsabilidade com relação às práticas de inclusão. Desta forma, utilizando o Projeto Rompendo Barreiras como referência de uma ação de sucesso na qualificação profissional de jovens tetraplégicos e paraplégicos com cognitivo preservado buscando oportunidades de inclusão no setor produtivo, foi criado no CTISM o projeto ‘Capacitação de pessoas com deficiência (paraplégicos e tetraplégicos) na área de tecnologia’”.

Texto: Karla Essy
Edição: Davi Pereira