Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa da 49ª Feira do Livro de Santa Maria

Lançamentos de livros, oficinas, rodas de conversas e apresentações artísticas marcam a participação da Instituição



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está participando da 49ª Feira do Livro de Santa Maria. Após dois anos, a Feira volta à praça Saldanha Marinho e é realizada totalmente de forma presencial. O tradicional evento teve início no dia 29 de abril e vai até o dia 14 de maio. A Instituição está presente com diversas atrações ao longo desse período. 

Desde a criação da Feira, a UFSM esteve em todas as edições. De acordo com a vice-reitora da Universidade, Martha Adaime, “a parceria entre a UFSM e a Feira do Livro é algo que já faz parte do DNA da cidade e da própria Universidade. Poder retornar a esses espaços, após dois anos em que ficamos mais reclusos e, muitas vezes, na companhia de livros, é muito especial”, avalia Martha. 

Ao longo do tempo, a Universidade também ampliou sua participação no evento. De todas as edições, a Editora UFSM participou de 40 delas. Nos últimos anos, a Pró-Reitoria de Extensão também passou a ocupar o espaço, mostrando projetos e ações da instituição voltadas para a comunidade. Em 2022, a Pró-Reitoria de Graduação fez sua estreia no evento, apresentando algumas das iniciativas voltadas para o ensino.

Nikelen Witter, patronesse da edição de 2022 da Feira e docente do Departamento de História da UFSM, avalia que a Feira marca a retomada dos eventos presenciais na cidade de uma forma muito especial. “Andar no meio da praça e me sentir parte disso é maravilhoso! A Feira tem trazido as pessoas de volta para a praça, para se reencontrarem e celebrarem os livros, que foram nosso grande suporte na pandemia. É muito bom ver as pessoas se encontrando com os livros de forma física e se encontrando uma com as outras, olho no olho e muitos sorrisos. A programação está incrível e vale a visita”, convida Nikelen.

Títulos para todos os gostos

Livraria e Editora UFSM comercializa títulos sobre assuntos diversos

Entre livros infantis e obras de áreas do conhecimentos particulares, o estande da Livraria e Editora UFSM é um dos mais tradicionais da Feira do Livro. O diretor da Editora, Enéias Tavares, exalta a importância das publicações na Universidade e a forma como os livros contribuem na circulação do conhecimento: “A razão de existirmos são os livros. Por isso que as bibliotecas são o coração pulsante da nossa Instituição. A ciência, a pesquisa, o ensino, a extensão e a cultura que nós produzimos na UFSM objetivam os livros, que vão ser lidos, estudados e compartilhados”, avalia Enéias. 

Apesar da chuva nos primeiros dias da semana, cerca de 300 publicações foram comercializadas no estande. De acordo com Cárin Zuchetto, representante da Editora no local, a expectativa é de que, até o fim da Feira, diversos títulos sejam vendidos e mais pessoas possam acessar e compartilhar conhecimentos. “Queremos vender muito, como sempre. Não só os lançamentos, mas todos os títulos que trazemos. Nosso intuito em vir para a Feira é exatamente esse: divulgar o conhecimento, vender nossos livros e mostrar o que a gente faz. Esse é o nosso maior objetivo.”, contou Cárin.

Ações voltadas à comunidade

Atividades de extensão são apresentadas ao público visitante

Como tradicionalmente acontece, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) está presente com um estande na praça. Ao todo, 40 atividades serão desenvolvidas nos dias da Feira. As ações são, em sua maioria, oficinas sobre assuntos variados, como saúde, cultura, tecnologia, educação, artes, entre outros, abrangendo público de todas as faixas etárias e contextos sociais. A média de participação é de 20 pessoas por oficina. Com a chuva dos primeiros dias e a previsão de sol na próxima semana, a expectativa é de que esse número aumente. 

O estande também expõe os projetos de extensão da UFSM por meio de banners, materiais gráficos, apresentações e atividades, como a distribuição da Revista Arco, prevista para ser feita sábado (07), a partir das 15h.

Segundo a Relações Públicas Danusa da Cunha, do Núcleo Gestão Artística e Cultural da PRE, o retorno à presencialidade é extremamente satisfatório, e é uma forma de aproximar os visitantes ao que a Universidade faz: “o público pode experienciar muitas das ações da UFSM e dos projetos que a gente disponibiliza para a comunidade, isso é de suma importância”, afirma ela.

A programação completa das atividades de extensão pode ser acessada aqui.

Foco nos futuros leitores

Apresentações artísticas acontecem no estande da Pró-Reitoria de Graduação

Uma novidade este ano é o estande da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). O local é voltado, sobretudo, para crianças. As atrações contam com a participação dos magos, bruxas e detetives do saber, personagens dos vídeos do projeto UFSM em Rede com a Educação Básica. Entre as atividades que o estande proporciona, estão as seguintes: distribuição de materiais didáticos produzidos por professores de diferentes cursos da UFSM, espaço de fotos fantásticas no chroma key, hora do conto, pinturas faciais, momentos musicais, rodas de conversas e diversas oficinas.

Cerca de 300 crianças passam pelo local por dia, em passeios escolares ou com seus pais. O público adulto também é contemplado. Por exemplo, para as professoras que acompanham os estudantes, são oferecidas obras literárias gratuitas, produzidas por autores da Universidade. Além disso, elas são convidadas a participarem de rodas de capacitação sobre temas variados. 

A coordenadora de Tecnologia Educacional (CTE/PROGRAD), Liziany Muller, acredita que esse seja um dos papéis principais da Universidade: estar perto da comunidade, para que seja possível construir, juntos, o desenvolvimento local e regional da cidade, além de qualificar e defender o ensino público. 

As atividades no estande são feitas diariamente, até o dia 14 de maio, no horário das 13h às 19h. As escolas do município e da região podem agendar um horário para as turmas participarem. Confira a programação completa aqui.

Lançamentos de livros

A Editora UFSM proporcionou uma sessão coletiva de lançamentos e autógrafos de diversas obras na 49ª Feira do Livro de Santa Maria, no dia 04 de maio. O evento reuniu mais de cem pessoas, entre estudantes, servidores da UFSM, autores e público em geral. Foram lançadas sete publicações em formato impresso e digital e três em formato exclusivamente digital de diferentes autores e assuntos. A lista completa de lançamentos pode ser conferida aqui. No vídeo produzido pela TV Campus é possível saber mais sobre o evento.

A programação geral da 49ª Feira do Livro de Santa Maria está disponível no site da Feira.

 

Texto: Ana Laura Iwai, Karla Essy e Pedro Pereira, acadêmicos de Jornalismo e bolsistas

Fotos: Ana Alícia Flores, acadêmica de Desenho Industrial e bolsista

Vídeo: TV Campus
Edição: Mariana Henriques, jornalista

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58468

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes