Migraidh é grupo parceiro de programa de capacitação sobre migração e refúgio

Com origem em Caxias do Sul, o Formigra terá pelo menos 20 cursos online e gratuitos em diferentes tópicos

O mundo testemunha o que tem sido considerada a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Mais de 5 milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia em razão da invasão pela Rússia. Com isso, o tema da migração e do refúgio tem estado ainda mais em evidência, assim como a necessidade de que sua discussão alcance um número maior de atores sociais.

Aprofundar esse debate e capacitar pessoas no atendimento de migrantes e refugiados é uma das principais motivações do Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados (Formigra), promovido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (escalabrinianas), por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) de Caxias do Sul, ao lado de cinco universidades. O projeto de extensão, que tem alcance nacional e ocorrerá ao longo de 2022, terá seu lançamento oficial em evento na Universidade de Caxias do Sul (UCS) nesta terça-feira (10).

Por meio do projeto de extensão, planeja-se oferecer, em 2022, pelo menos 20 cursos, em diferentes tópicos, voltados a servidores públicos, funcionários ou voluntários de entidades assistenciais ou ONGs que atuem em prol de migrantes e refugiados, universitários que estudem os temas e demais interessados de todo o país.

Cinco cursos já têm programação fechada para o primeiro semestre, e outros quatro cursos para o segundo. As inscrições são gratuitas para todos, com a possibilidade de ser cobrado um valor simbólico àqueles que desejarem ter o certificado.

As cinco instituições de ensino superior (IES) que também promovem o Formigra são: UCS, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), UFSM e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). No caso da UFSM, a parceria com o programa se dá por meio do Migraidh – Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, que é vinculado ao curso de Direito.

Para o coordenador do programa no CAM, Adriano Pistorelo, a parceria com as IES permite uma formação a nível universitário, com a possibilidade de que os participantes recebam certificações que possam ser utilizadas em seus projetos futuros e acadêmicos.

“Nosso principal propósito é que a gente capacite e leve adiante a responsabilidade social dentro de um tema tão atual, o de migrações e refúgios. É um debate que merece o comprometimento de atores da sociedade civil, de entidades e de universidades, não apenas dentro da sociedade gaúcha, mas também da brasileira”, afirma Pistorelo.

Próximas atividades – O primeiro curso da iniciativa já foi realizado. Em 27 de abril, Adriano Pistorelo apresentou o seminário Regularização Migratória pela Via Laboral e Acesso Migranteweb 2.0, com certificado oferecido pela UPF. As inscrições para outras quatro atividades deste semestre devem ser divulgadas em breve:

– Os Impactos do Deslocamento Forçado na Saúde Mental, em 16 de maio, das 15h às 17h30min, com certificados oferecidos pela UCS;

– Capacitação para a Mídia – Dicas de Comunicação para Atores Ligados à Temática Migratória, em 23, 25 e 27 de maio, das 9h às 11h, com certificados oferecidos pela UCS;

– Advocacy na Prática: Caminhos e Aprendizados ao Fazer Incidência Política, em 2 e 9 de junho, das 18h às 20h, com certificados oferecidos pela UCS;

– Deslocamento Interno, Aprimoramento e Inclusão dessa Categoria no Ordenamento, em 15 de junho, das 9h às 11h, com certificados oferecidos pela UPF.

Criado em 1984, o CAM tem sede em Caxias do Sul e representa o serviço de responsabilidade social da Associação Educadora São Carlos, sua mantenedora. É uma das obras da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, cuja origem se deu em Piacenza, na Itália, em 1895, e que desde então está presente no Brasil. O CAM presta serviços de acolhimento a migrantes, refugiados e apátridas, com orientação para regularização de documentos, advocacy, empregabilidade e saúde mental, entre outras formas de integração à sociedade brasileira.

Com informações da equipe do CAM