Startups da UFSM marcam presença na South Summit, uma das maiores conferências de inovação e tecnologia do mundo

Startups da Universidade ampliaram sua visibilidade em âmbito internacional e apresentaram a robustez do ecossistema de inovação da UFSM

Foto colorida horizontal mostra um grupo de pessoas, algumas agachadas e outras em pé, posando para foto. Atrás há um painel formado por caixote de madeiras com a inscrição em letras brancas "Welcome"
Comitiva representou a UFSM no evento internacional

Entre os dias 4 e 6 de maio, startups da Universidade Federal de Santa Maria participaram da primeira edição do South Summit Brasil, sediado em Porto Alegre. Segundo o levantamento da Prefeitura da Capital, o evento reuniu 450 investidores e um público de cerca de 20 mil pessoas, vindas de mais de 50 países.

Para o diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), Daniel Bernardon, a presença das startups da Universidade no South Summit faz com que elas ampliem sua visibilidade em âmbito internacional, além de apresentar a robustez do ecossistema de inovação da UFSM para possíveis empresas interessadas.

Um dos destaques da South Summit foi a competição de startups. O evento recebeu inscrições de mais de mil startups de 76 países. A Fox Internet of Things, startup da UFSM que atua no mercado de energia elétrica, com soluções de monitoramento inteligente de transformadores e redes de distribuição, ficou entre os 50 finalistas.

Durante o evento, parcerias entre startups do Rio Grande do Sul foram desenvolvidas, como a Rede RS Startup, o Convênio RS Food Tech Alliance e o South Collab Health, estes com a participação de startups da UFSM. Os acordos visam fortalecer áreas estratégicas e prioritárias, como fonotech, saúde e inovação/empreendedorismo, criando redes de colaboração e aumentando a representatividade das instituições participantes nas definições de diretrizes e políticas públicas, com participação ativa em diversos fóruns nacionais.

Realizado desde 2012, o South Summit já movimentou mais de US$ 8 bilhões em investimentos, e tem como objetivo discutir conteúdo inovador de diversos setores e reunir tendências de todo o mundo. Sua primeira edição foi realizada na Espanha, com um público de apenas 500 pessoas e 185 empreendedores. Ao longo de suas edições, alcançou países como México e Colômbia, e foi realizado pela primeira vez no Brasil. Com cinco palcos simultâneos, o espaço recebeu 500 palestrantes, com temas e características próprias em relação ao público, promovendo a conexão entre startups, levando para elas discussões sobre negócios, tecnologia e empreendedorismo.

Empreendedorismo Sustentável

A SoluBio, empresa de bioconsumos desenvolvida por egressos da Instituição, foi premiada durante o South Summit na categoria sustentabilidade. A empresa tem como proposta reduzir o uso de agrotóxicos no mundo.

Texto: Ana Laura Iwai e Karla Giovana Essy, acadêmicas de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista