Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos da UFSM foram destaque em programa alusivo ao aniversário de Santa Maria

Campus Sede foi uma das locações do Jornal do Almoço; importância da UFSM para o Município foi mostrada para o Estado



Foto colorida horizontal mostra um carrinho andando, com um piloto dentro, e um cinegrafista segurando uma câmera no ombro logo à frente, em um estacionamento com carros ao fundo
Projetos Bombaja e Fórmula foram destaque no programa (Foto: Ana Alícia Pontelli)

Nesta terça-feira (17), Santa Maria completou seu 164° aniversário. Desses 164 anos, a Universidade Federal esteve presente em 61. Santa Maria é a casa da UFSM e a UFSM faz parte da identidade de Santa Maria, sendo difícil pensar em uma sem lembrar da outra. Nesse aniversário, mais uma vez, recordou-se a importância dessa união e, principalmente, da Universidade Federal para o município.

A história da UFSM é entrelaçada com a de Santa Maria. A cidade foi escolhida por múltiplos motivos, como a localização no epicentro do estado e sua ferrovia que garantia o deslocamento de pessoas e materiais. O fluxo de pessoas gerado pela Universidade fez com que toda a cidade prosperasse. O ensino público deu à cidade o título de “Metrópole estudantil” e Santa Maria passou a ser referência no estado, e posteriormente, no país.

Dada essa forte relação da UFSM com Santa Maria, o Campus Sede foi escolhido pelo Jornal do Almoço, da RBS TV, para representar o município na edição especial comemorativa de aniversário da cidade, que foi ao ar no sábado (14). Um dos projetos destacados no programa foi o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa). O local é referência no mapeamento de sítios fossilíferos e já realizou centenas de descobertas, incluindo alguns dos dinossauros mais antigos do mundo

Foto colorida horizontal mostra uma mesa branca com quatro fósseis, sendo um crânio. Ao fundo aparece o planetário e algumas pessoas de costas
Fósseis do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia foram apresentados (Foto: Nataly Dandara)

Também foram destacados os projetos Bombaja e Fórmula, que levam a UFSM a competições regionais e nacionais na modalidade do automobilismo. A equipe Bombaja trabalha desde 2003 na produção de protótipos off-road. Além disso, eles representam a UFSM na competição Baja SAE Brasil nas etapas Sul e Nacional. O outro projeto destacado pelo programa ao vivo foi a equipe Fórmula, que desenvolve veículos open-wheel do tipo fórmula para competição na Fórmula SAE, onde já foram conseguidos resultados expressivos. 

Importância da UFSM para Santa Maria

Além desses, a Universidade também desenvolve muitas outras atividades de ensino, pesquisa e extensão, nos mais variados assuntos e temáticas. Fortalece, assim, a estrutura social, geração de renda e tecnologia comprometida com a Agenda 2030. Está empenhada para o desenvolvimento humano, trabalhando ativamente com lideranças das comunidades santa-marienses. Proporciona para o município uma ampla produção científica ativa que contribui para a ciência nacional, fomentando um parque científico, tecnológico e de inovação que conta com 40 empresas de base tecnológica e mais 20 empresas juniores, que, juntas, geram mais de 300 empregos para a região.  

De acordo com dados do UFSM em números, a Instituição está presente diretamente na vida de cerca de 2 mil docentes, mais de 2,5 mil técnico-administrativos e quase 30 mil estudantes, distribuídos em 130 cursos de graduação, 119 de pós-graduação e 27 cursos técnicos, em quatro campi (Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões), além do impacto indireto na vida de familiares, participantes de projetos e todos aqueles que, de alguma forma, fazem parte da Universidade, que gera emprego, renda e desenvolve o multiculturalismo, trazendo uma visão humanizada de amplo diálogo com a cidade. 

Nos últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19, a UFSM ampliou seu papel, mostrando cada vez mais sua importância. Realizou mais de 70 mil testes PCR para o sistema público de saúde. Mantendo o Hospital Universitário junto ao SUS, deu cobertura a todo município e região como o maior hospital público do interior do estado. Promovendo campanhas de vacinação contra a Covid-19 junto com a Prefeitura de Santa Maria, abriu as portas da Universidade para a aplicação das vacinas dos santa-marienses e disponibilizou seus alunos para a contribuição nesse processo. 

Município é epicentro de desenvolvimento

A UFSM é de suma importância para toda região, mas principalmente para Santa Maria. Ela torna o município um verdadeiro epicentro de desenvolvimento, abre o interior do estado para o futuro e constrói uma verdadeira identidade para Santa Maria. É uma Universidade fundada em cima dos princípios de uma “nova universidade”, sem muros e verdadeiramente conectada com a comunidade na qual está inserida. Santa Maria e a UFSM são indissociáveis porque é uma Universidade pensada sob valores de que a relação da Instituição e comunidade deve ser assim, indissociável . 

Santa Maria acolheu a UFSM e acolhe seus estudantes ano a ano. O primeiro reitor da UFSM, Mariano da Rocha, sabia da necessidade de a Universidade ser a alavanca do progresso na região. Santa Maria completa seus 164 anos sempre sendo lembrada como uma cidade acolhedora e como o coração do Rio Grande do Sul. Esse imaginário do município se deve ao fluxo de pessoas vindas de longe para a Universidade em busca de seus sonhos.

E a UFSM traz para dentro de seu campus a ideia de acolhimento santa-mariense, hoje contando com um dos maiores e melhores programas de Assistência Estudantil da América Latina. A Universidade tornou-se uma verdadeira alavanca para o progresso, como uma Universidade inovadora, tecnológica e empreendedora. Santa Maria e a UFSM se completam, e, dada a passagem de mais um 17 de maio, mais uma vez cabe a lembrança dessa união pelo desenvolvimento.

Texto: Ana Luiza Dutra, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alícia Pontelli, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Notícias, e Nataly Dandara, acadêmica de Relações Públicas, bolsista da Unidade de Comunicação Integrada
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58573

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes