UFSM apoiará 1º Festival Internacional LGBTQIA+, em Santa Maria

Importância de representatividade LGBTQIA+ e diversidade definem realização do evento; inscrições vão até sexta (20)

No Mês do Orgulho LGBTQIA+, nada melhor do que uma atividade inclusiva e colaborativa como o voleibol para celebrar a diversidade e promover a conscientização social. Com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria e promovido pelo gestor esportivo Jean-Pierre Chagas Avila, acontece o 1º Festival Internacional LGBTQIA+ de Voleibol, durante os dias 3, 4 e 5 de junho, em Santa Maria. Todo o evento será realizado no Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão.

Além da UFSM, o festival conta com a chancela da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV). Também estão entre os apoiadores a Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A competição ocorre precisamente em junho, estipulado como Mês do Orgulho LGBTQIA+, a fim de reforçar a relevância do respeito e da promoção da equidade de pessoas que se sentem representadas por alguma letra do movimento político e social LGBTQIA+. As equipes participantes precisam ter entre oito e 14 atletas em seu elenco. Em relação aos atletas, está permitido que cada equipe possa contar com até dois heterossexuais, com a intenção de salientar que todos são iguais, independente da orientação sexual.

Como madrinha oficial do festival, a primeira atleta trans a disputar jogos pela elite do voleibol feminino, Tiffany Abreu, é a responsável por fomentar e impulsionar o evento. Além de jogadora pelo Osasco Voleibol Clube, equipe da Superliga de voleibol – maior competição feminina de vôlei do país em nível técnico -, Tiffany é patrocinada pela Adidas Brasil e é embaixadora do setor brasileiro da marca de produtos de higiene Rexona. A atleta estará presente no evento no sábado e no domingo, 4 e 5 de junho, respectivamente.

De acordo com o promotor do evento, Jean-Pierre, no mínimo 60 atletas estarão participando do evento, até o momento. O período de inscrições ainda ficará aberto até sexta-feira (20). As partidas estão previstas para começar na sexta-feira (3) e a abertura oficial será no sábado (4), às 15h.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista