Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Arquivologia desenvolve programação alusiva à 6ª Semana Nacional de Arquivos

A programação inclui uma roda de conversa sobre os primeiros anos do curso, que completa 45 anos de existência em 2022



Desta terça (7) até a próxima sexta-feira (10), o curso de Arquivologia da UFSM promove uma programação especial alusiva à 6ª Semana Nacional de Arquivos. As atividades começam na terça-feira pela manhã, das 8h às 11h30min, com a palestra “Arquivos da repressão e da resistência: acesso, desafios e perspectivas”, que será ministrada pela historiadora Ananda Simões Fernandes, do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (8), haverá uma roda de conversa sobre os primeiros anos do curso de Arquivologia, que vai contar com a presença de professores e servidores técnico-administrativos que atuaram no curso no período de 1977 a 1990. Ambas as atividades ocorrem na sala 2164 do prédio 74A do campus sede. Na quinta-feira (9), das 8h30min às 11h30min, acontece uma visita mediada à Casa de Memória Edmundo Cardoso, em Santa Maria.

A programação encerra-se na sexta-feira (10) com o seminário Reprografia na UFSM: Da Microfilmagem à Digitalização, organizado pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) em parceria com o Departamento de Documentação e o curso de Arquivologia. O evento – cuja programação está disponível aqui – tem como objetivo apresentar a história do serviço de microfilmagem na universidade, referência nacional nas décadas de 80 e 90, incluindo ainda a transformação digital da instituição como processo reprográfico de modernização do serviço público. Haverá também debates sobre os processos reprográficos e sua evolução. O seminário ocorre das 9h às 12h, na sala 218 (2º andar) da Reitoria, e será transmitido no canal do DAG no Youtube.

Os interessados em participar das atividades devem preencher o formulário de inscrição. A programação nacional está disponível aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58768

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes