Equipes da UFSM disputam neste fim de semana os Jogos Universitários Gaúchos

Delegações masculinas e femininas de basquete, handebol e voleibol representam a instituição

No sábado (11) e domingo (12), as equipes masculinas e femininas de basquete, handebol e voleibol da UFSM vão disputar a 42ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs). As delegações de basquete e handebol vão competir em Campo Bom, enquanto que as partidas de voleibol serão realizadas em Novo Hamburgo.

Os JUGs têm como objetivo principal proporcionar a integração entre as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul por meio de atividades desportivas. Da mesma forma, estimula a troca de experiências esportivas entre os atletas participantes e incentiva o convívio entre os estudantes universitários, a fim de promover o desenvolvimento integral.

Além de basquete, handebol e voleibol (modalidades que a UFSM vai disputar), os JUGs dão oportunidade para que outros esportes tenham representantes. Entre eles: atletismo, futsal, judô, natação, tênis de mesa e xadrez, além da modalidade acadêmica (de trabalhos de pesquisa), todos nas categorias feminina e masculina.

Os campeões de cada modalidade têm uma vaga confirmada na edição Nº 71 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que vão acontecer em setembro de 2022, em Brasília. Vale destacar que, no final de maio deste ano, alunos da UFSM conquistaram o vice-campeonato nos Jogos Universitários Brasileiros de E-Sports. Ambas as competições são chanceladas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

Os coordenadores da participação das equipes da UFSM nos JUGs são os professores Luiz Fernando Cuozzo Lemos, Lorenzo Iop Laporta e Cesar Alcides Gueller.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali