Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM reúne servidores para compartilhar informações e buscar integração

Participaram servidores da Proplan, do CPD e da Coordenadoria de Comunicação Social

foto horizontal colorida mostra um grande grupo de pessoas, alguns agachados, outros em pé, em foto oficial. ao fundo se vê o mural do auditório imembuí
Servidores da Proplan, CPD e Coordenadoria de Comunicação participaram da reunião de trabalho (Foto: divulgação)

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), no Salão Imembuí, no prédio da Reitoria da UFSM, uma reunião de trabalho entre os servidores da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), do Centro de Processamento de Dados (CPD) e da Coordenadoria de Comunicação Social, que integrarão a estrutura da Proplan após a reestruturação. O pró-reitor de Planejamento, Rafael Lazzari, destacou que a reunião de trabalho foi uma demanda dos próprios servidores, e objetivou o compartilhamento de informações, visando a uma maior integração. “Nós temos que ocupar os espaços institucionais, e isso tem a ver com o nosso dia a dia”, disse.

Foto colorida horizontal mostra o pró-reitor, de barba, blazer preto, camisa branca, uma mão segurando o celular, a outra gesticulando, e na frente dele, de costas, o público sentado ouvindo sua fala
Pró-reitor de Planejamento, Rafael Lazzari, destacou os objetivos do encontro (Foto: Tatiane Paumann)

Lazzari apontou que, em um cenário de pós-pandemia, marcado por dificuldades orçamentárias, reestruturações de órgãos institucionais e outros desafios, é preciso, a partir de um olhar sobre os setores, sobre a estrutura da Proplan, trabalhar de forma cada vez mais integrada, com diálogo, sem retrabalho, com vistas a atender as necessidades da Instituição. “É dialogando que vamos crescer”, enfatizou, acrescentando que os servidores cada vez mais serão desafiados a trabalhar de forma integrada.

A integração foi a tônica das falas da vice-reitora, Martha Adaime, e do reitor, Luciano Schuch, ambos presentes à abertura do encontro. Martha lembrou de sua passagem pela Proplan, e afirmou que a recente reestruturação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) foi inspirada no trabalho realizado pelo grupo do Planejamento. A vice-reitora se disse satisfeita por ver que o grupo agora vê a Proplan de maneira diferente, integrada à Comunicação e ao CPD. “A integração dos atores para o caminho que queremos seguir é fundamental”, ressaltou.

Já o reitor elogiou o trabalho que vem sendo feito pela Proplan em todas as suas ações, e afirmou que a tendência é haver, cada vez mais, mais pessoas trabalhando no mesmo setor, melhorando a estrutura, por isso a importância da integração, de cada um parar para pensar no seu papel no todo, fazendo mudanças para impactar a sociedade. “A Proplan tem que ser o pulmão que vai dar ritmo à Universidade”, disse Schuch. O reitor também destacou também como a diminuição no orçamento da Universidade acaba afetando a todos, com a diminuição de trabalhadores terceirizados dando apoio junto às coordenadorias. Nos últimos anos, 269 servidores e 400 terceirizados deixaram de trabalhar na Universidade.

Após as falas, houve explanação sobre o trabalho desenvolvido pelo CPD, Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Projetos e Convênios (Coproc), Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin), Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), Coordenadoria de Planejamento Administrativo (Coplad) e Coordenadoria de Planejamento Econômico (Coplec). Foram apresentados resultados e objetivos de cada coordenadoria, visando à integração com os demais setores da Proplan, de forma que seja cada vez maior a busca por melhores resultados para a Universidade.

Texto: Tatiane Paumann, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista