Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM realiza trabalho de poda, corte e plantio de espécies arbóreas no campus sede

No caso de plantas nativas, processo exige autorização da Fepam e compensação florestal



Desde 2020, a Universidade Federal de Santa Maria, realiza a poda e o corte seletivo de árvores exóticas que colocam em risco edificações e pedestres. Para isso, um estudo é feito determinando quais plantas ameaçam a segurança no local ou causam riscos para fiações, entupimentos de calhas ou problemas em edificações. Os cortes são planejados e efetuados mediante autorização de órgãos ambientais. Concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Licença de Operação auxilia na retirada de árvores que não são nativas e ameaçam a segurança do local. Já o corte de nativas é compensado através da escolha do cultivo propício para a região. A poda só é realizada através de pedidos feitos e autorizados pela Fepam. 

A cartilha Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras Projeto – Pró-Espécies: Todos contra a extinção, produzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tem como objetivo mostrar as diferenças de espécies invasoras e nativas, bem como exemplificar a importância da manutenção de árvores nativas. 

O documento explica a diferença entre espécie exótica e exótica invasora. A primeira é definida como “espécie, subespécie ou táxon de hierarquia inferior ocorrendo fora de sua área de distribuição natural passada ou presente. Inclui qualquer parte, como gametas, sementes, ovos ou propágulos que possam sobreviver e subsequentemente reproduzir-se”. Já a segunda é definida como “espécie exótica cuja introdução e/ou dispersão ameaçam a diversidade biológica”. No item 3.2 da licença de operação, a Universidade fica autorizada também a evitar que este tipo de árvore apareça pelo Campus Sede. 

A chefe do Setor de Planejamento Ambiental da UFSM, engenheira sanitarista e ambiental Nicolli Reck, relata que o corte de árvores exóticas é autorizado junto à Fepam. “Tudo que for exótico a gente pode cortar sem autorização, que é o caso, por exemplo, o mais comum aqui na UFSM, pinos e eucalipto, o paisagismo já está autorizado a cortar. No entanto, embora autorizado pela Fepam, nada será feito sem análise do Setor de Planejamento Ambiental da Universidade, sobre a real necessidade de corte”, complementa. A bióloga e professora Marilise Mendonça Krügel, também da equipe da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), conta que, além de eucalipto e pinus, plantados para fins de ensino e pesquisa, também são encontradas no Campus Sede outras espécies arbóreas exóticas, como goiabeira, ligustro, uva-do-japão, jambolão, ameixeira, amora, abacateiro, jasmim-manga, tipuana, extremosa, cinamomo, plátano e cipreste. 

Árvores nativas requerem autorização da Fepam

Já a poda – ultrapassando ⅓ da copa – ou o corte em árvores nativas exige uma autorização geral da Fepam anexa ao processo, e junto dela, uma planta de localização com todas as informações da área, o inventário florestal, laudo da cobertura vegetal e laudo técnico-paleontológico da área. Além disso, a cada processo aberto cobra-se uma taxa e espera-se para a análise. Após o corte de uma árvore nativa, é preciso que seja feita a compensação desta, e isso leva em conta vários fatores.

Plantio de espécies nativas ao longo da Av. Roraima

Marilise pontua que é necessário considerar os grupos sucessionais e funcionais das espécies. “Quanto aos grupos sucessionais, priorizamos o plantio de espécies pioneiras e secundárias (estas subdivididas em iniciais e tardias). Espécies pioneiras produzem grande número de sementes, crescem a pleno sol, apresentam crescimento rápido e geralmente apresentam ciclo de vida curto (em torno de 10 anos). Espécies secundárias iniciais também têm crescimento rápido e crescem a pleno sol”, explica. Ela complementa que a escolha também se relaciona com a disponibilidade de mudas nos viveiros florestais e do local do plantio. Ao longo da execução do trabalho, desde 2020, mais de 15 espécies nativas e centenas de mudas já foram plantadas no campus e na Av. Roraima: jacarandá-mimoso, goiabeira-serrana, araçá, araticum, guabiroba do campo, angico vermelho, pata-de-vaca rosa, ipê roxo, cangerana, cedro, camboatá vermelho, açoita-cavalo, falso barbatimão, caroba, corticeira do banhado, dedaleiro, sibipiruna e ingazeiro.

As demandas mais recorrentes são as que atrapalham fiação elétrica e telhados e o entupimento de calhas. “Os pedidos têm surgido cada vez mais tendo em vista estes problemas, e com toda a questão de necessidade de autorização, caso o corte ultrapasse 1/3 da copa de nativas, como diz a lei, pode demorar um pouco”, relata a engenheira. 

O Setor de Planejamento Ambiental trabalha junto ao Setor de Urbanismo e Paisagismo para a realização destes serviços, além de receber apoio de professores do Departamento de Engenharia Florestal e do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa) para a realização dos laudos necessários. Além de ser um trabalho buscando a segurança do ambiente e de quem vive ao redor do Campus Sede, é também pensado para apreciação das flores e frutos. A Revista Arco produziu uma reportagem listando 15 espécies de árvores frutíferas dispostas pelo Campus.

Texto: Letícia Klusener, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Foto de capa: Daniel Michelon de Carli/Unidade de Comunicação Integrada
Foto do texto: Erli Bolzan

Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58909

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes