UFSM é campeã no atletismo e no tênis de mesa dos Jogos Universitários Gaúchos 2022

Delegação da UFSM vai disputar os Jogos Universitários Brasileiros 2022 em Brasília, em setembro

foto colorida horizontal com pessoas agachadas e em pé posando para foto com suas medalhas no peito, um banner do Nieems. Eles estão em uma pista de atletismo com árvores ao fundo
Equipe de atletismo da UFSM conquistou 42 medalhas individuais
A UFSM conquistou, no sábado (18), na Sogipa, em Porto Alegre, os títulos de campeã geral dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) 2022 no atletismo e no tênis de mesa. O atletismo da UFSM foi representado por cerca de 30 acadêmicos/atletas, que participaram de provas de saltos, arremesso, lançamentos e corridas. Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe sagrou-se campeã geral do evento nos dois naipes de disputa (masculino e feminino) e no geral. A UFSM somou 300 pontos no masculino e 270 no feminino.

No total, a equipe de atletismo da UFSM conquistou 42 medalhas individuais: 12 de ouro, 14 de prata e 16 de bronze. A UFSM também garantiu algumas vagas na equipe que vai representar o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros 2022. Os nomes serão divulgados em convocação a ser anunciada pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE).

Foto colorida horizontal mostra a equipe da ufsm posando para a foto, segurando 3 troféus e uma bandeira do RS
Oito acadêmicos representaram a UFSM no tênis de mesa
Já na modalidade de tênis de mesa, a UFSM esteve representada por oito acadêmicos/atletas, e conquistou, pela primeira vez, o título por equipe, bem como o individual no feminino, com a aluna Thais da Rosa. Allana Silva obteve o 3° lugar. Ambas garantiram vaga para representar o Rio Grande do Sul nos JUBs, em setembro.

A delegação foi comandada pelo professor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM e coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) Luiz Fernando Cuozzo Lemos e pelo auxiliar técnico, professor Fábio Martins Vargas.

Segundo Lemos, a participação da UFSM foi uma retomada do esporte, após a pandemia, no formato tradicional, sendo importante as seletivas para ampliar a qualidade das delegações. “A equipe da UFSM retorna agora, com foco total nas ações pedagógicas e esportivas. Esperamos que, com a inauguração da nossa nova pista de atletismo, possamos elevar ainda mais nossos índices e, cada vez mais, classificar atletas para provas mais importantes”, destacou.

Agora, os atletas do atletismo e do tênis de mesa juntam-se à equipe de basquete feminino (campeã da modalidade nos JUGs) para comporem a delegação da UFSM que vai disputar, em Brasília, entre os dias 18 e 25 de setembro, os Jogos Universitários Brasileiros 2022 (JUBs). Ainda falta a Fuge fazer as seletivas do judô, no início de julho, e divulgar os atletas que estarão na natação e na modalidade acadêmica. Assim, vai ser possível saber a totalidade de atletas de Santa Maria em Brasília.

Texto: Gilson Piber, jornalista da UniFM e Rádio Universidade
Fotos: Luiz Fernando Cuozzo Lemos – CEFD/Nieems/UFSM