Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Nexus Pampa da UFSM é concluído e divulga resultados em livro e vídeo

Projeto estudou os sistemas de produção pecuários na Bacia do Rio Ibirapuitã e suas relações com a água e a energia na produção de alimentos



O projeto “Os sistemas de produção pecuários na Bacia do Rio Ibirapuitã e suas relações com a água e a energia na produção de alimentos – Nexus Pampa” da UFSM, financiado pelo CNPq, por meio de chamada referente à pesquisa e desenvolvimento em ações integradas e sustentáveis para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar nos biomas Pampa, Pantanal e Mata Atlântica, foi concluído recentemente.

O projeto se constituiu de quatro eixos de ações, sendo três ligados diretamente ao foco “Água, energia e alimento” e um quarto que trabalhou inicialmente na perspectiva do Método Mesmis (Marco de Evaluación de Sistemas de Manejo Incorporando Indicadores de Sustentabilidade), integrando as ações geradas em cada eixo. Assim, surgiu a metodologia Nexus – Mesmis, que está descrita no livro do projeto.

Como balanço do projeto, foi divulgada a segunda edição do livro “Os sistemas de produção pecuários na Bacia do Rio Ibirapuitã e suas relações com a água e a energia na produção de alimentos – Nexus Pampa” e o vídeo final do projeto.

O livro e o vídeo com os resultados também estão disponíveis em inglês na página do projeto.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58941

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes