Alunos de Comunicação Social da UFSM são premiados no Expocom Sul

A premiação ocorreu durante o 22º Intercom Sul, que ocorreu de 16 a 18 de junho na Univali, em Balneário Camboriú

Acadêmicos dos cursos de Comunicação Social da UFSM foram premiados na etapa regional do 28º Prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. A premiação aconteceu durante o 22º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul), evento promovido na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC), de 16 a 18 de junho, pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Renata Abitante (à esq.) ganhou dois prêmios no Expocom Sul. Um deles (na categoria Produção Transdisciplinar: Edição de Livro) foi em parceria com Sofia Roratto (à dir.)

Os acadêmicos do curso Relações Públicas Nathan Marques Silveira e Valentina Nunes Florence e a professora Jaqueline Quincozes da Silva Kegler venceram na categoria Planejamento Estratégico de Relações Públicas ou Comunicação Organizacional. O trabalho intitulado “Planejamento estratégico de comunicação para popularização da ciência: o projeto Aqui Tem UFSM” foi desenvolvido nas disciplinas de Assessoria de Relações Públicas I e II através da atuação da dupla discente junto do Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Ciências da Saúde no ano de 2021, sob a coordenação do secretário executivo Alexandre Maccari Ferreira. Esse planejamento teve como finalidade dar forma à 2ª Edição do projeto Aqui Tem UFSM, que tem como objetivo a popularização da ciência a partir da divulgação dos projetos de extensão que existem no Centro de Ciências da Saúde (CCS), por meio de produtos audiovisuais, que são publicados nos canais oficiais do CCS e da UFSM, e que ainda tem seus áudios veiculados em rádios.

As egressas do curso de Produção Editorial Sofia Roratto e Renata Abitante venceram na categoria Produção Transdisciplinar: Edição de Livro, com o livro Com Amor, Rosa. O livro foi elaborado na disciplina Projeto Experimental em Edição de Livro, ministrada pelas professoras Marília Barcellos e Sandra Depexe. Renata Abitante também foi premiada na categoria Produção Transdisciplinar: Comunicação e Inovação, com o projeto “Representatividade da síndrome de down na literatura infantil e a metodologia da leitura fácil: o e-book A Pequena Laila”, elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pelo professor Leandro Stevens.

O livro A Pequena Laila foi desenvolvido para crianças com Síndrome de Down. A obra conta a história de Laila, uma menina de outro planeta que quer conhecer pessoas como ela. O livro é voltado para crianças com 8 anos ou mais e trabalha com as temáticas da diversidade, acessibilidade, amizade, deficiência, etc. Na elaboração do livro foi utilizada a metodologia da leitura fácil, tanto na criação da narrativa quanto na produção do projeto gráfico.

Para ela, a produção do livro, mesmo com suas dificuldades, valeu a pena. “A Pequena Laila é o resultado final do meu projeto experimental de TCC e enfrentei muitos desafios acadêmicos e pessoais para realizá-lo, mesmo assim eu sabia que valeria a pena porque é um trabalho que pode agregar muitas crianças com síndrome de down ou com deficiência”, afirma. Ao fazer os trabalhos, ela disse que já pensava em inscrevê-los na premiação, e até imaginou que poderia chegar à final. “Imaginei que o livro chegaria na final por apresentar uma temática com muita relevância e também por ser um produto inovador, então ganhar o prêmio foi com certeza uma experiência muito gratificante,” acrescenta ela, que se formou na UFSM em maio deste ano.

Os trabalhos premiados na etapa regional concorrerão na Expocom Nacional, que ocorrerá durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em setembro.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali