Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM possui pontos de recolhimento de óleo de cozinha

4 locais de coleta estão disponíveis na Universidade



Um item utilizado de forma diária na culinária é o óleo de cozinha. Se descartado de forma incorreta, o produto afeta o meio ambiente, principalmente o solo e a água. Para auxiliar nesta problemática, a UFSM disponibiliza pontos de coleta de óleo de cozinha usado. Os pontos de coleta são destinados para comunidade interna e externa. A ação é pensada pela Pró Reitoria de Infraestrutura. 

São considerados produtos para descarte, neste caso, todo resíduos de óleo gerados dentro do campus: resíduos gerados nas copas, lancherias e restaurantes da UFSM, assim como os resíduos de óleo gerados pela comunidade. A recomendação é de que o produto seja armazenado em garrafas PET. 

Pontos de coleta 

São 4 os espaços disponíveis para recolhimento. Os prédios abaixo possuem pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e os resíduos podem também ser entregues na recepção dos locais. 

  • CE
  • CCNE
  • CCSH
  • Reitoria

O recolhimento é realizado de forma quinzenal pelo caminhão da coleta seletiva. Os resíduos são encaminhados para a Usina de Biodiesel do Colégio Politécnico, para o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), e também para o Restaurante Universitário 1, neste caso, destinados a uma externa que realiza a coleta. 

Além disso, o óleo de cozinha usado pode ser utilizado para a produção caseira de sabão artesanal.

 

Texto: Letícia Klusener, acadêmica de jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58979

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes