Laboratório de Educação Musical da UFSM dá início a oficinas no Campus Sede e em escola de Camobi

Oficinas de violão, flauta-doce e canto coral são voltadas à comunidade acadêmica, público externo e escola

foto colorida horizontal mostra sete crianças, segurando flautas brancas, em foto selfie, tendo ao fundo um quadro-negro com uma partitura desenhada
Alunos da Escola Vicente Farencena participam de oficinas

Na última segunda-feira (27) foram iniciadas as oficinas de música oferecidas pelo Laboratório de Educação Musical (LEM) da UFSM. As oficinas fazem parte do Programa de Desenvolvimento Musical e Pedagógico-Musical, projeto financiado pelo Programa de Licenciaturas (Prolicen), e contam com o apoio dos Laboratórios de Metodologia do Ensino (Lamen) do Centro de Educação (CE) da UFSM. O projeto está sob coordenação das professoras Cláudia Ribeiro Bellochio e Luciane Wilke Garbosa, docentes do Departamento de Metodologia do Ensino do CE.

Semestralmente, desde 2003, o LEM oferece às comunidades interna e externa da UFSM oficinas gratuitas de instrumentos musicais (violão e flauta-doce) e de canto coral. Durante a pandemia, somente puderam ser realizadas, no formato online, as oficinas de violão. Com o retorno ao presencial, as atividades do projeto estão sendo retomadas.

Nesta edição, além de serem oferecidas oficinas para a comunidade de Santa Maria, também estão sendo ministradas oficinas para estudantes da Escola Vicente Farencena, localizada no bairro Camobi. As modalidades oferecidas neste primeiro semestre de 2022 são violão, flauta-doce e canto coral e cada oficina conta com 10 participantes, com exceção de canto coral, que inicia suas atividades com, pelo menos, 90 participantes.

Mais informações sobre as oficinas do LEM podem ser obtidas pelo e-mail lamen@ufsm.br ou pelo telefone (55) 3220-9490.