Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressa do Curso de Enfermagem da UFSM-PM desenvolve projeto de pesquisa inédito no Brasil



Helisa Heisler é doutoranda no PPG em Enfermagem da UFSM

A egressa do curso de Enfermagem da UFSM-Palmeira das Missões, Elisa Vanessa Heisler, está desenvolvendo o projeto de doutorado inédito no Brasil intitulado: Efeitos do extrato da planta Anredera cordifolia na cicatrização de lesões de pele. O objetivo do estudo é avaliar o efeito do extrato da planta Anredera cordifolia no processo de cicatrização de lesão de pele, em modelos experimentais in vitro, com células humanas de linhagem comercial (fibroblastos) cultivadas em ambiente hiperglicêmico.

Atualmente, Elisa é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM, mas tem interesse pela pesquisa sobre plantas medicinais desde a graduação. O projeto de tese é orientado pela professora Maria Denise Schimith, do Departamento de Enfermagem e co-orientado pela docente Fernanda Barbisan, do Departamento de Patologia da UFSM.

Trata-se de um estudo interdisciplinar que, neste momento, está sendo conduzido nas dependências do Laboratório de Biogenômica do Departamento de Morfologia da UFSM, coordenado pelas docentes Ivana Beatrice Mânica da Cruz e Fernanda Barbisan.

A metodologia do referido projeto caracteriza um marco para o PPGEnf, pois é o primeiro estudo pré-clínico que busca avaliar os possíveis efeitos cicatriciais de uma planta medicinal utilizada pelo saber popular, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFSM – PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59062

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes