Professor da UFSM participa de audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados

O tema do debate foi sobre tecnologias fotovoltaicas

Lenadro Michels em apresentação sobre riscos de incêndio em instalações fotovoltaicas

O professor Leandro Michels, do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) do Centro de Tecnologia da UFSM, participou, na manhã do dia 06 de junho, da Audiência Pública “Riscos de incêndio em instalações de geração fotovoltaica de energia”, junto à Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, o docente apresentou resultados de estudos técnico-científicos relativos ao tema conduzidos junto ao Laboratório de Ensaios de Inversores Fotovoltaicos do INRI/CT, com participação de outros docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM. A Audiência completa pode ser encontrada no canal do YouTube da Câmara dos Deputados.

Leandro Michels explica que participar deste encontro e representar a UFSM na audiência demonstra a autoridade que a Instituição tem na área de tecnologias fotovoltaicas. “Fomos convidados para ser uma referência técnica no debate. Fomos o único participante que deu esse enfoque. Isso demonstra que temos um papel de liderança técnica nessa área e isso projeta a Universidade como líder tecnológica no assunto. É um grande reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido”, relata o docente.

Visita técnica ao Operador Nacional do Sistema

Nesta mesma viagem, o professor Michels realizou uma ampla agenda de visitas e participação em comissões técnicas do setor. No dia 30 de junho, Michels visitou os laboratórios do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL). No dia 01 de julho participou da reunião técnica “Riscos e medidas de proteção contra incêndios em equipamentos e sistemas fotovoltaicos” organizado pelo INMETRO, onde debateu estratégias para aumento de segurança no setor fotovoltaico. Nessas duas atividades esteve presente, também, o doutorando do PPGEE, Ricardo Bortolini, que é gerente técnico do Laboratório de Ensaios Fotovoltaicos do INRI/UFSM, laboratório acreditado pelo INMETRO para ensaios de inversores fotovoltaicos.

No dia 04 de julho, Michels, realizou uma visita técnica ao Operador Nacional do Sistema (ONS), com debates sobre as ações necessárias para aperfeiçoamento de requisitos técnicos de inversores fotovoltaicos com relação ao suporte ao sistema elétrico.  Já no dia 05 de julho realizou uma visita técnica ao Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndios do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, para debater ações conjuntas para reduzir riscos e facilitar o combate ao fogo em edificações com sistemas fotovoltaicos.

Com informações de Leandro Michels