Editora UFSM apresenta projetos durante o primeiro encontro presencial do Editoração em Debate

Coleção “Textos Introdutórios UFSM” e “Prêmio Tese” foram algumas das propostas apresentadas durante o evento que discutiu plágio, autoplágio e publicação prévia

Foto colorida horizontal mostra um lado do auditório, a partir do corredor central, com dezenas de pessoas sentadas, acompanhando a programação que ocorre à frente, e na parede do lado as janelas estão com as persianas abertas, causando bastante claridade
Público acompanhou a programação realizada no Salão Imembuí

Na tarde desta quarta-feira (13), a Editora UFSM, com o apoio do curso de Comunicação Social – Produção Editorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), realizou o primeiro encontro presencial do evento Editoração em Debate, no Salão Imembuí (2ª andar da Reitoria). O projeto, criado durante a pandemia e executado de forma remota a partir de lives mensais no canal da Editora no YouTube, tem como proposta abordar, em cada edição, um tema singular sobre o universo editorial. Nesta ocasião, o assunto discutido foi a questão do plágio, autoplágio e publicação prévia de obras escritas.

Para dar início ao evento, que começou às 13h e se estendeu por cerca de três horas, o diretor da Editora UFSM, Enéias Tavares, e o reitor da UFSM, Luciano Schuch, falaram sobre a relevância da existência de uma editora na Universidade, como também a importância da proliferação do conhecimento para os discentes e servidores a partir das obras escritas e publicadas. “Uma das maiores invenções que o homem já fez foi o livro. Com o livro, a gente conseguiu repassar o conhecimento de uma forma muito mais fácil”, declarou Schuch.

Juntamente com o diretor da Editora UFSM, a professora do curso de Produção Editorial Marilia Barcellos e a coordenadora do curso de Letras – Licenciatura em Português, Inglês e Espanhol, Patrícia Marcuzzo, apresentaram o painel “Plágio, autoplágio ou publicação prévia?”, explicando o sentido destes conceitos aos presentes no primeiro Editoração em Debate de 2022. Temas como o ciclo da editoração e lançamento de livros, o plágio no contexto acadêmico e a publicação de obras online foram discutidos pelas docentes. Ao final, o público fez questionamentos, promovendo a discussão.

Foto colorida horizontal mostra três pessoas sentadas em poltronas brancas, uma delas, ao centro, é um homem e está com o microfone à mão, aparenta estar falando e gesticulando com a outra mão. ao fundo o painel com pinturas do salão imembuí e uma planta. Uma mesa central e um tapete azul complementam o cenário
Diretor da Editora e professoras dos cursos de Produção Editorial e Letras debateram a temática

Outro projeto apresentado durante o evento foi a iniciativa “Seja Autor!”, que tem como finalidade esclarecer de que forma os interessados podem publicar obras por meio da Editora UFSM. Durante a apresentação, a servidora Shani Ceretta, representante da Livraria e Grife UFSM, mostrou o processo de publicação de um livro a partir da Editora.

Coletânea deve ser lançada na Feira do Livro de 2023

Para concluir o primeiro Editoração em Debate deste ano, Tavares falou sobre os próximos projetos da Editora UFSM. Com a intenção de causar a reflexão em alunos de graduação e ampliar o alcance da publicação dos trabalhos em outros centros da Universidade, estão sendo produzidos pequenos livros de bolso, de 80 a 120 páginas, que consigam introduzir o aluno em cursos de cada departamento. As obras fazem parte de uma coleção chamada “Textos Introdutórios UFSM”. A previsão é de que o primeiro lançamento da coletânea seja em maio de 2023, na Feira do Livro.

Da mesma forma, a proposta do “Prêmio Tese” da UFSM, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), tem os objetivos de valorizar a produção científica local e dar visibilidade a pesquisas que têm gerado impacto em âmbito regional, nacional e internacional. A ideia é que oito teses sejam indicadas pelos centros da Instituição e uma seja escolhida para representar a UFSM no Prêmio Capes de Tese, organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O anúncio da tese vencedora será na Jornada Acadêmica Integrada (JAI).

Outros projetos, como um calendário de publicações dividido por centros da UFSM e a idealização de um podcast da Editora UFSM, em parceria com a UniFM 107.9, também estão nos planos da Editora.

Para participar do evento, os inscritos doaram 1kg de alimento não perecível. A arrecadação será doada ao lar de idosos Vila Itagiba. Todos os alunos e servidores que se registraram e estiveram presentes no encontro receberão certificados ao longo da semana que vem.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Anahy Machado, acadêmica de Relações Públicas, bolsista da Editora UFSM